sexta-feira, 11 de abril de 2014

PECUÁRIA PARA LEIGOS




Perguntam-me , de todos os quadrantes, por que vender terneiros e não os  recriar e engordar mesmo?
Explico que estou só 20 anos no  pedaço e não tenho os séculos de experiência campeira acumulada.
Mas sou  bisneto, neto e filho de comerciantes e isso tem  um valor.
Eu vendo os terneiros pela  simples razão de que a GM de Gravataí não fabrica pneus, nem espelhos, nem bancos, nem baterias.
Vendo os terneiros por que até eles terem seis a 9 meses de idade, não me apresentam muitos custos, pois ainda estão mamando. No momento em que eu tenho que desmamar, pois a mãe já está  prenha e tem que estar em bom estado nutricional, vou ter que  largar esse terneiro em ótima pastagem e/ou suplementar a alimentação.,
Como  no inverno  não tenho pastagens para todo mundo, é melhor eu vender os  terneiros para outros criadores  que tenham bóia sobrando. Eles , os compradores, daí em diante, serão muito mais competentes do  que eu. Desenvolverão esse terneiro e o engordarão, já boi, com muito mais  velocidade e qualidade.
E as fêmeas estarão livres para passarem o inverno numa boa, até parirem no início do verão.
Ok? agora vamos para o recreio.