sexta-feira, 25 de abril de 2014

O CENTRO HISTÓRICO DE POA NA VISÃO DA PSIQUIATRA LAIS LEGG



Temos uma confraria, das mais diversas pessoas, do RGS, do Brasil e do Exterior, que trocam mails e impressões. Ontem travou-se um interessantíssimo papo sobre onde morar depois da aposentadoria, essas coisas. Relatos super interessantes. Eu dei um pitaco sugerindo que a gente nunca se aposentasse e tomasse cuidado com as " miragens", tais como Floripa ( ótima para uns poucos dias, mas, no dizer de vários, terrível no dia a dia), ou o tal do sítio que só serve para gastos e reclamatórias trabalhistas, ao contrário das fazendas acima de mil ou dois mil hectares que dão um lucrinho.
Pois a Lais manda um saboroso mail, que reproduzo e assino em baixo.
-------
Oi, amigos:
                  Concordo com o Ruy, o melhor lugar do mundo é o Centro Histórico. Aqui, eu acordo com o canto dos pássaros, beija-flores visitam o meu terraço e minhas alamandas e eu tenho uma visão privilegiada de prédios classudos e tombados. Verdade que neuróticos envenenaram dois galos que alegravam meus amanheceres, um deles presenteado pelo amigo Ruy,  mas pessoas assim existem em qualquer lugar.
 
                  Mas respeito a visão do Tubino, afinal, ele tem filhos pequenos e seu dia-a-dia é bem diferente dos nossos. Para quem está “diminuindo o tranco”, como diz o Ruy,  tem filhos criados e fora de casa, como eu, a permanência na cidade é gostosa. O segredo é morar perto do trabalho e não depender de automóvel. Confesso que fico muito irritada com os engarrafamentos nas poucas vezes que preciso usar meu carro, mas, felizmente, não preciso me submeter à tortura de enfrentar engarrafamentos diários para ir e voltar do trabalho. E estou absolutamente convicta que isto envenena e encurta a vida de quem precisa deslocar-se assim.
 
                 No Centro Histórico, temos de tudo: banquinha de frutas e legumes frescos na esquina, sapateiro, vidraceiro, açougue, estofador, lavanderia, padaria e confeitaria e inúmeras ferragens. O supermercado é muito perto e, por R$ 5,00, dá para mandar entregar as compras, que chegam junto com a gente, pois os meninos as trazem em seus carrinhos. É ou não é pura mordomia? Fazer rancho sem usar automóvel e sem carregar sacolas? “Who could ask for more?”, como diria Paul McCartney.
 
                Enfim, cada um de nós tem a sua própria realidade e a sua noção de tranquilidade.
 
Abraços,
Laís