domingo, 25 de novembro de 2012

HISTÓRIAS NATALINAS. MANDE-ME A SUA, COMO ROGOWSKI


 

Amigo Ruy

Froheliche Weihnachten, gravado pela Philarmonica de Kosice e Menneskestemmer, maravilha!!

Só te cuida que o Prévidi, a “suelen” e o “Michel Teló”, vão cair de pau encima de ti, he he he.

Esta época do ano mexe com as pessoas, muitas ficam tristes por variadas razões, outras ficam felizes como eu, por variadas razões também. Curto a ornamentação da casa, me criei na zona sul de Porto Alegre, tínhamos um pinheiro macho imenso que produzia em abundância pinhas lenhosas que são na verdade flores diferenciadas e não o fruto.

O piso ficava atapetado de pinhas e as pessoas paravam em frente de casa, a pé ou de carro, para pedir pinhas para fins artesanais e ornamentais em épocas natalinas, o pinheiro e as pinhas nos tornaram populares na rua assim fizemos muitos amigos.

Meu Pai colocava lâmpadas coloridas que eram acesas a noite e ficava muito bonito, as pessoas paravam para olhar.

A Missa do Galo também era uma tradição de família, fui coroinha e não faltava a uma missa, lembro-me de uma quando eu tinha onze anos de idade, com sapato novo, esqueci de tirar os selos que naquela época vinham colados na sola, terminada a missa meus amiguinhos vieram pisar no meu pé para ‘batizar’ o sapato novo e eu fiquei a me perguntar como descobriram? Mas claro, naquela missa em especial éramos doze coroinhas e eu fiquei numa posição em volta do altar que, quando ajoelhado ficava de costa para a assistência e os ‘endiabrados’ dos meus amiguinhos na primeira fila viram os malditos selos, ha ha ha ha.

Tempos maravilhosos!

Depois formei minha própria família e a tradição continuou, o trabalho em equipe na ornamentação natalina, a missa do galo, a ceia (uma vez convidamos Gilberto, um morador de rua que ceou conosco), almoçar fora no dia seguinte, as músicas, os presentes, são as melhores lembranças que guardo dentre outras, e, ao fim e ao cabo de tudo, se alguma coisa levarmos quando deste mundo partimos, creio que além da saudade, levaremos essas lembranças lindas e a gratidão a Deus pela bela e boa vida que se viveu.

Merry christmas!

Forte abraço

Rogowski