sábado, 24 de novembro de 2012

ÊXTASES ESPIRITUAIS


Sexta-feira, muito cedo, tomei café com meu filho mais velho, Armando, e me mandei para a TV Pampa gravar um programa com o P. Sérgio.
Ainda passei no escritório e ao meio dia dispensei o almoço pois estava  alucinado para vestir uma bermuda velha, uma camiseta folgada e me mandar ao meu refúgio Marítimo.
Preparamos nossa comidinha e almoçamos 3 da tarde sentados ao lado da piscina com o prato de petiscos cheio de limões e infusões de especiarias.
Quando viajo à Europa adoro comprar CDs de músicas da terra onde estou, especialmente orquestras bem conduzidas e corais. Evito ouvir essas músicas de imediato, na volta, porquanto sei que o stress vai tirar o gosto.
Desentoquei uns CDs há mais de ano guardados: o Froheliche Weihnachten, gravado pela Philarmonica de Kosice e Menneskestemmer, com a Danish National Radio Chor.
A música foi amolecendo meu enrijecido espírito, rijo de tanto " correr atrás", de " estradas" de antessalas de tribunais" de " feiras". As lindas músicas dinamarquesas, com palavras várias que se acercam do alemão, envoltas em espiritualidade e sapiência, me reconduziram aos belíssimos natais da minha infância em Santa Cruz.  Na minha casa os presentes eram o de menos; ceia nem existia ( era coisa dos americanos), o que valia eram os cultos na Igreja e o pinheirinho.
Nos deu um acesso e enchemos arbustos e moitas do nosso jardim de enfeites de Natal, numa hiperbólica euforia espiritual.