quinta-feira, 22 de novembro de 2012

A ADVERTÊNCIA DO MINISTRO PRESIDENTE DO STF

Por ter uma audiência hoje de manhã no Foro Central e uma sustentação oral no TJ à tarde, não pude ir a Brasília para a posse. Ademais, recém tinha chegado de lá.
Deixo para lá o tópico da duração razoável do processo. Ministro: muito boa , aliás, sua colocação. Só que os Tribunais sempre vão dizer que mesmo que o processo dure 10 anos, ( caso de prescrição intercorrente), as circunstrâncias e bla blá justificavam o atraso. O papel aceita tudo.
O que eu queria falar é sobre a advertência do ministro aos juízes, no sentido de que não fiquem pedindo  para serem promovidos. Em resumo, não sejam carreiristas, acenou ele.
Muito bem, muito lindo. Da minha parte, apesar de ter entrado na primeira lista de merecimento de minha turma de concurso, depois andei levando umas caronas, mas nunca chiei nem chorei e nem nunca dei e recebí presentes.
Mas o Ministro sabe que para se galgar um posto num Tribunal Superior, sem se candidatar, sem fazer visitas, não dá mesmo!
Mas talvez o Ministro ainda não saiba. Aqui no RGS , ao menos no TJRS, pega muito mal um juiz pedir penico para um desembargador. Não é mais da cultura de nossa Magistratura essas coisas.
Logo que entrei  havia uns mais antigos que mandavam presentinhos.
Chocante. Mas já passou.