segunda-feira, 12 de novembro de 2012

AINDA AS CARTAS DOS MEUS CAVALOS

Desembargador Eliseu Torres:

Pura poesia...Ah, a dor dos animais que amamos e estimamos, quando um novo afeto aponta na porteira da vida...Um c aozinho, filhote, um gato, um potro redomão, a nova égua retoçona elinda. E o cavalo velho vai ficando alí, o lombo já curado, os olhos baços, tentando divisar, no rumo do curral, o passo amado do dono esquivo. Nos achamos que não, mas os bichos tem alma. E como eles não olham teve, nao percorrem os shoppings, nem usam aquele demônio em teclado para se comunicar, a única atenção deles é para os donos e seu afeto. Os velhos cavalos do Ruizão tem razão. Vamos processá-lo por abandono afetivo ! Eliseu
....................................................................................................
ELVIO LOUREIRO
Caro Ruy,

 

  Acabo de ler o desabafo dos seus cavalos, e confesso que fiquei muito preocupado; eles parecem magoados, enciumados, entristecidos com o tratamento diferenciado do dono, pelo menos foi o que interpretei pelo relato principalmente do "Poeta" .

 

  O "Tiarajú", me parece mais forte, lutador, rápido, aquele tipo mais resistente a tudo, acostumado as lidas do campo, o relho na bunda impulsiona-o para frente, ao ser montado se adapta rapidamente ao cavaleiro; mas o "Poeta" sugiro  mais atenção, pelo que percebo é mais sentimental, é inteligente, não é tão rápido mas chega lá também, necessita de carinho, não é qualquer um que o faz andar, as vezes pode ser confundido com rebeldia, mas não me parece que seja o caso, senão já tinha se filhado algum partido de esquerda, e começado a filosofar com as vacas ai do campo, imagina uma greve geral, exigências de "cotas" de milho e azevém , nada de leite, só banho de açude.

 

   Mas, como disse me preocupa, será que não deveria agendar uma consulta deles com algum Psicologo, talvez um Psicanalista , ou quem sabe seja um caso mais complexo que necessite de um bom Psiquiatra, seria só para descargo de consciência, eu não quero deixá-lo preocupado com o meu diagnóstico preliminar, mas vai que esteja certo;  não sei se manténs algum plano de saúde coletivo que cubra um tratamento, ou aciona em caso de urgência algum posto da SAMDU  ai pelas redondezas de Unistalda deve ainda existir algum .

   

   Para finalizar, desejo de melhora e uma boa terapia aos teus amigos, há aproveita e leva também para consulta este puro sangue,medido a besta, que estão achando meio afrescalhado, até tô achando também .

 

   Abraços.

   .....................................................
HERMES DUTRA
Como diz a música gaucha: "Deixe o cavalo no campo, prá morrer como nasceu". É impressionante como nós gaúchos (ou a maioria de nós) tem esse vínculo com os animais. Sempre que posso frequento a expointer. E fico olhando aquele povo se batendo uns nos outros, pisando no barro, só prá ver alguns bichinhos. Fico pensando que força é essa que leva esse povo a enfrentar filas, pagar ingresso para ver uns bichos que nunca vão poder tger ? Acho que é o nosso interior que se mistura com a terra do pampa e nos leva aos magotes para esses lugares. Afinal, eu, e tantos outros classe média, poderiamos, fazendo algum esforço, comprar um sitiozinho e ir vivendo com nossos bichos. Mas e esse pessoal ? Sabem que nunca poderão ter isso e no entanto em todas as festas estão lá. Acho que é nosso apego à terra mesmo.  Nessas horas meu orgulho de gaúcho aumenta.