segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

XANGRI LA E ATLÂNTIDA - ESTARÃO MESMO AS PESSOAS EDUCADAS SENDO A MAIORIA? EU ESTOU ACHANDO QUE SIM.

Não, não  quero ser ufanista demais, esperei bastante para escrever sobre.
Tenho notado , em Xangri La , onde tenho casa, e Atlântida, onde jogo tênis, que as pessoas estão mais doces e gentis, bem como cumprindo as normas de etiqueta e educação.
Não ouvi um só rojão ou foguete no Natal, conquanto a praia estivesse cheia.
O trânsito mudou radicalmente. Já está corriqueiro as pessoas respeitarem as faixas de segurança para pedestres. Na avenida Paraguaçu a velocidade permitida é 40 km por hora. E é o que as pessoas ,em sua imensa maioria, estão fazendo.
Xangri La está repleta de jovens mães, com seus bebês nos carrinhos. Todos param para elas passarem,mesmo não havendo faixa.
Outra coisa que está acontecendo mais amiúde: na fila do pão, da carne ou da caixa as pessoas, outrora mudas e cabisbaixas, estão conversando sobre amenidades, mesmo sem se conhecerem.
Hoje eu fui comprar umas Conde de Foucauld rosé brut. Um senhor que estava atrás de mim na fila me perguntou se era boa. Ao que lhe disse que com o dólar a 4 pilas, as espumantes nacionais " tiveram que ficar boas". Aí ele disse: "bah, se a fila não estivesse tão grande eu ia levar uma pra experimentar". Respondi : " Não precisa, pega uma do meu carrinho, eu comprei 6, quando terminar compro mais.
O cara aceitou e me disse: " tu é um cara legal".
Um outro de fila ergueu o polegar em sinal de positivo.
Meu impulso foi convidar toda a turma da fila para ir na minha casa tomar as espumantes.
Como estavam fora do gelo, recuei.
Mas agora vou sempre deixar umas no gelo, de prontidão.