domingo, 13 de dezembro de 2015

MAIL DO ETERNO PREFEITO DE P. ALEGRE - GUILHERME SOCIAS VILLELA


Mestre Ruy:

Semana passada estive em Paris. Apesar dos problemas lá recentemente ocorridos., fiquei com vontade de para lá me mudar com meus peçuelos. Ocorre que além de brasileiro, também me sinto, de  certa forma, francês – como era meu bisavô materno (o professor francês Alexis Vincent Vurlod,  fundador do Colégio União de Uruguaiana – que este ano esse estabalecimento de ensino completa 145 anos.). Ocorre que lá quase tudo funciona – hoje, até os garçons franceses estão falando um precário Inglês – o que não ocorria há algumas décadas. Como fui alfabetizado em Português e Francês há bem mais de meio século, misturei-os com o que aprendi de Inglês quando jovem morei em Londres. Resultado: nem eu entendia o que estava falando!

Como eu disse antes, lá quase tudo funciona, todavia, depois de bons cinco dias hospedado em frente ao Le Jardin de Tuileries (onde vi caminhões nele plantarem grama da noite para o dia, em toda a sua larga extensão – o que me deixou espantado! “E a gente que não está acostumado estranha!”); revisitar museus; experimentar o taxi Ubler e comer a melhor comida e o vinho do mundo –; sinto falta da nossa “esculhambaçãozinha”  -- como disse, certa vez, um técnico alemão que viveu muitos anos trabalhando na Volkswagem brasileira; que aposentou-se e voltou para a Alemanha.)

Bom fim de semana prezado Ruy.

Com admiração, abraços, Villela. 
 
Clique: