quinta-feira, 1 de março de 2012

A VIAGEM DO CORVO OU UM CHÁ DE BANCO DE CINCO HORAS

Cinco da manhã. Acordei feliz, pois iria a S. Cruz tomar café com minha mãe de 92 anos. Tomei meu banho, vesti-me e larguei fagueiro  pela Tabaí.  Parei para encher o tanque e vinha ouvindo a Rádio da Universidade. No trevo da Polícia Rodoviária Federal uma viatura estava estacionada, um guarda saiu e me fez parar.
Comprimentei-o jovialmente, ele me pediu os documentos e sentenciou:
- você está sem a placa dianteira.
Estupefato, saí do carro e, realmente, faltava a placa.
Fui multado, meu carro foi guinchado e levado para um lugar na localidade de Coxilha Velha. Fui na cabine do caminhão junto com o guincho. Os rapazes dessa credenciada do Detran me trataram bem, mas disseram que teria que esperar até 9 horas, quando outra credenciada do Detran abriria em Tabaí.
Liguei para dona Maristela que veio ao meu encontro de P. Alegre.
Achamos o tal local em Tabaí, onde fomos bem tratados e pegamos uma requisição para fazer uma nova placa em Taquari.
Nos mandamos para lá  e finalmente encontramos um local que faz placas. Havia uma fila de pessoas esperando por suas placas. Consegui convencer essas boas pessoas a me deixarem passar à frente, já que Maristela tinha que entrar meio dia no TJ RS onde trabalha. Todos acederam alegremente e até lhes recitei umas poesias e cantei algumas composições minhas.
Pronta a placa, já 11,30 da manhã, voltamos ao guincho. Eles não tinham como fixar a placa.
Fomos até uma oficina e trouxemos um mecânico que constatou que teria que remover toda a grade da frente, mais a ribomboca da parafuseta para  fixar a maldita placa.
Tomei da mão dele a furadeira, fiz quatro furos mais para cima, tomei o rebite das mãos deles e arribitei a placa em 6 lugares, para que nunca mais caia.  Não dei bola para as ponderações que talvez a Polícia não aceite minha placa presa no rebite .
Feito isso me deram uma guia impressa que eu teria que pagar lá numa Farmácia em Tabaí.
Fomos lá  pagar.
Voltei acabrunhado, não tomei café com mamãe, me sinto um cara que não vale nada, pois é óbvio que não arranquei minha placa. Foi alguma trepidação.
Fico pensando: e se é uma família inteira, sem o meu pique, se é de madrugada?
Vou recorrer da multa. Sei que não vai adiantar. Mas depois irei para a Justiça.
Não mereço esses pontos na minha carteira.
A lei é para todos? Claro que é.  Mas acho que vou mandar fazer umas três placas para manter no meu carro pois se acaso....
As autoridades rodoviárias  foram corteses, nem pedi que me aliviassem, jamais faria isso.
Então, um alerta a meus amigos.  A cada  5 minutos parem seus carros e olhem se a placa não caiu.
Detalhe: se tivesse sido a placa traseira, eu ainda estaria lá, pois teriam que gerar um procedimento....blablabla