sábado, 24 de março de 2012

DOS BONS PROFESSORES A GENTE NÃO SE ESQUECE JAMAIS

O glorioso advogado e professor Armando Farah me enviou um artigo em que homenageia o Irmão Fidêncio, que também foi meu professor.
A certa altura do artigo ele diz:

"Certa vez, perguntei-lhe se eu poderia faltar uns três dias, para realizar uma viagem de caminhão a Porto Alegre, com meu irmão mais velho.  Sua resposta foi pronta e espontânea: conhecer a capital do Estado valeria mais do que uma semana de aulas, confirmando a expressão que, mais tarde, apreendi em alemão: Das Lesen und das Reisen macht uns weiser.

Esse modo de pensar e de agir tornaram-no, para mim, um paradigma de professor. Representaram, ao mesmo tempo, impulso valioso para descobrir novos caminhos que me levaram a horizontes mais amplos do conhecimento. E, a partir daí, permanentemente iluminados pela arte, em especial pela música dos grandes mestres."
Eis aí um ponto que hoje me preocupa.
A falta de leitura de muitos jovens e as monocórdias viagens a Disney ou Orlando ou, pior, a lugares meramente hedonistas.
Mas pior mesmo é a falta de viagem, qualquer que seja.  Isso faz a pessoa não ter parâmetros críticos e de reboque vem aquele parvo ufanismo que faz tudo ficar lindo e bom.
Exemplo disso é o entusiasmo com a Copa no Brasil.
Gente! Nossas estradas são um fiascol! nossos aeroportos são campos de aviação. A maioria de nossas Faculdades são picaretagens.
E pouca gente se dá conta disso.
Em tempo: a frase supra em alemão quer dizer: " Ler e viajar nos faz sábios".