sábado, 17 de março de 2012

REFLEXÕES SOBRE OS BLOGS

Está bem interessante o escrito de Júlio Prates sobre a verdadeira hipertrofia blogueira e seus consectários, ocorrente na terra santiaguense.
Ver em  http://www.julioprates.blogspot.com.br/
Esse fenômeno é particularmente bairrista e de predominância de assuntos eminentemente locais em cidades médias ou pequenas, mas que estão longe da estrela nova que é a Capital.
Canoas, Esteio, São Leo e NH gravitam dependentemente de P. Alegre.
Mas em locais como Humberto Gessinger diz " longe demais das capitais", assuntos que em outra latitude não teriam relevo, hiperbolizam-se.
De qualquer sorte os blogs, mesmo debruçados só sobre assuntos paroquiais - e esse não é o caso do Prates e de vários outros -os blogs, quase todos, cumprem o papel crucial e oneroso da crítica. Expõem a nudez do rei, levam o conhecimento dos subterrâneos de forma barata e instantânea a quem não assina jornal.

Preocupa-me, todavia, o assunto responsabilidade.
Um blog pode detonar uma reputação  num pentelhonésimo de segundos. E aí? se o blogueiro não tiver nem eira nem beira para responder a uma ação de danos  morais ( que é o mellhor corretivo que conheço para excessos, melhor que cadeia é mexer no bolso), como  fica?
Penso que num futuro próximo haverá uma regulamentação sobre o tema, salvaguardando,é claro, a liberdade de opinião.
.