domingo, 9 de outubro de 2011

VEJAM O QUE DIZ O JURISTA ROGOWSKI


Amigo Ruy,
estás muito sério e introspectivo para uma manhã dominical, mas o que dissestes de forma concisa e clara é muito profundo e também muito verdadeiro.
Falaste na questão da igualdade de oportunidades para todos, ou seja, na ausência destas oportunidades, em parte isso é verdade.
Conforme já expressei em “A MAÇONARIA E A REVOLUÇÃO FARROUPILHA[1] - “O Rio Grande do Sul tinha na época uma população de aproximadamente 150 mil habitantes entre brancos, escravos e índios. Inexistia uma única escola pública, as estradas eram precárias, não havia uma ponte construída, a infra-estrutura era nenhuma. O centro cultural era Buenos Aires ...”.
Mas esse quadro mudou, por isso, eu concordei, em parte, com o teu argumento sobre a falta de igualdade de oportunidades, pois, em nosso Estado a partir do governo de Leonel Brizola a educação básica foi disponibilizada a todos, eu mesmo estudei em escola pública, no Grupo Escolar Visconde do Rio Grande no bairro Parque Madepinho, zona sul de Porto Alegre.
Ainda lembro-me da minha primeira professora, dona Sibila, depois da professora dona Vicentina, Elaine Quevedo, Iara Dutra e outras a quem vão aqui merecidamente homenageadas.
Em 1996 visitei dona Sibila em sua residência na Av. Otto Niemayer, fui prestar-lhe contas, mostrar-lhe que a semente que ela plantou germinou. Nunca esquecerei o brilho nos seus olhos quando pegou em suas mãos, desgastadas pelo giz e santificadas pelo ofício sacerdotal, o meu cartão de visitas de Advogado e Gerente Técnico da PACTUM.
Lembro também que muitos colegas de aula na adolescência ou início da idade adulta abandonaram os estudos por pura preguiça, por não gostarem de estudar e não passavam fome não, eram de famílias de classe media (talvez baixa), mas tinham casa própria e algum recurso financeiro, esses jovens não trabalhavam na idade escolar, não precisavam, os pais não eram bêbados nem drogados, trabalhavam, sustentavam a família.
Novamente me referirei ao Dr. Brizola, antes, porém, aviso que não sou filiado ao PDT e nem a qualquer outro partido, mas sem dúvida não fosse o choque de educação que ele deu quando foi governador do nosso Estado, o Rio Grande do Sul não teria alcançado o desenvolvimento que alcançou. Ele era muito preocupado com a questão da educação, muito influenciado ou inspirado por Darcy Ribeiro.
Em 2006  o Senador Cristovam Buarque lançou-se candidato a presidência da república levantando a bandeira da educação e sua votação foi inexpressiva o que revela que sua plataforma eleitoral não atraiu a atenção nem mesmo dos profissionais do Magistério. 
A menos valia da educação é uma questão cultural que começa na família e perpassa a sociedade. Somos uma sociedade que não valoriza a educação, não reconhecendo a vital importância que ela tem. Veja que ainda hoje o Ministério Público é chamado a intervir em casos de abandono intelectual de menor.
Nos exemplos de evasão escolar que citei, eles ocorreram com o consentimento dos Pais.
O ex-presidente Lula perdeu a sua grande oportunidade de entrar para historia como uma dos maiores estadistas do mundo se tivesse dado prioridade à questão educacional como fez Brizola, envolvendo o magistério, a família e a sociedade no processo educacional, e, sobretudo, valorizando os professores, pois, a menos valia do professor é a menos valia da educação.
Concluo dizendo que também já me manifestei em “PRÉ-SAL - o petróleo é nosso?[2]” no sentido de que o dinheiro advindo da exploração do petróleo deveria ser canalizado para alguns itens vitais para sociedade, em especial a educação.
Resumidamente, eu propus que se crie um projeto para o país com proteção para a economia e avanços sociais para a população, com uma legislação que vincule uma parcela significativa da riqueza gerada com a produção petróleo ou gás natural, à determinadas rubricas orçamentárias, não podendo o dinheiro ser gasto de nenhuma outra forma que não seja nos itens enumerados, tais como:

·      Educação, cultura e inclusão digital;
·      Saúde Pública combate a fome e a miséria;
·      Universalidade do acesso à Justiça com melhorias na prestação jurisdicional.
·      Segurança Pública e desportos.
·      Previdência Social.

Parabéns meu amigo por tuas preocupações cívicas, por tuas idéias coerentes e pelo texto bem escrito.
Vamos em frente!
Melhores dias virão!!
Abraço e bom domingo junto aos teus.
João Rogowski