quinta-feira, 27 de outubro de 2011

POLÊMICA - ESQUENTOU A CHAPA E SOBROU PARA ALGUÉM

Meu amigo Ivanhoé Eggler, que mora em São Paulo, indignou-se com meu também amigo Foerster.
Eis a missiva:

"o juiz existe para proteger e servir - não a si próprio, sua pessoa física - mas a seus jurisdicionados (partes em controvérsia) e para lhes dizer o Direito, no caso concreto, justo aquele que lhe foi submetido à apreciação. Por tudo, ele não ocupa - nem deve ele preencher - um simples cargo público”. Alfredo Foerster"
Ruy. Incrédulo, eis o têrmo apropriado para meu estado de espírito depois de lêr e reler a piada postada pelo "ilustre" desembargador  Alfredo Foerster.
         Causa-me estranheza isso ter provindo de pessoa a quem, entendia eu, possuir alto teôr de sapiência, conhecimento, vivência ou qualquer outro termo que me foge no momento para designar  o Dr. Juiz. Pensamento como o manifestado acima pelo magistrado, contradiz frontalmente a piada por ele citada. São duas citações completamente antagônicas, produzidas, jogadas ao vento, pela mesma pessoa.  Para ser uma piada de mau gosto teria , no mínimo ter sido postada por mim, um ignaro das letras e do conhecimento. Não sou pobre, caro amigo. Nem rico. Rico talvez de pensamento, de amigos, familia e tantas outras coisas boas das vida.  Poderia estar em um dos tres andares de baixo do prédio da piada do magistrado. Mas não me considero vagabundo, sem serventia ou burro como talvez a soberba do Dr.Foerster quer demonstrar. Pois só a soberba explica uma pessoa dita "esclarecida" externar através de uma anedota de tão mau gosto seu pensamento sobre os menos favorecidos. Por essas e outras tantas coisas externadas por pessoas que deveriam esparramar exemplos  que estamos enveredando os caminhos da mediocridade. Fico triste ao deparar com tal formatação de opinião. Mesmo porque por muitos anos servi ao judiciário, com muita honra, trabalhei com juízes da mais alta estirpe moral, tanto de atitudes como de pensamento para com o próximo. Poderia aqui nominar vários deles. Mas aqui é desnecessário pois meu desabafo é para contigo, uma pessoa que tenho na mais alta consideração pelo trajeto lindo de vida. Pelo que representastes no judicário gaúcho e pelo que representas depois de sair do "simples cargo público" como citou o Doutor Magistrado Desembargador e ir em frente, sempre em frente, angariando amigos e admiradores. Mas é isso. Faço votos que o ilustre Juiz Dr.Foerster utilize seu blog para pensamentos mais amenos. Utilize sua preocupação não tanto aos governantes da vez. Dona Dilma, e não votei nela se ao dr.Foester interessar, foi eleita Presidente pelas pessoas que não comungam com o pensamento do Douto Juiz. Pelo contrário. Foi eleita por pessoas que sempre estiveram do outro lado da mesa, abandonados pelo poder público desde o descobrimento do Brasil.  E portanto , no mínimo merecem o respeito como brasileiros que são. Ou talvez, Dr.Foerster , por ser gaúcho de Campo Bom, se ache mais brasileiro que todo o resto dos demais brasileiros acima da divisa do estado de Santa Catarina.
Um grande abraço. Ivanhoé