sábado, 29 de outubro de 2011

POLÊMICA - FINAL FELIZ




Caríssimos
Eu percebi com resplandecência solar que não era nada além de uma anedota com o intuito meramente recreativo, uma simples piada como a que fazemos de portugueses e argentinos, e, por falar neles, não há nada que eu “odeie” mais do que esse amor que sinto por eles. (Siempre recuerdo de mis hermanos argentinos, especialmente los estudiantes y profesores de la Universidad Nacional de Córdoba.)
Também ficou deveras claro para mim que a crítica do Reverendo https://mail.google.com/mail/images/cleardot.gifSilvio Meincke não foi endereçada a pessoa do nobre Alfredo e sim à conjuntura de injustiças sociais da qual ele é ferrenho crítico e com toda a razão.
Quanto ao comentário do Senhor Ivanhoe Eggler, sinceramente eu não consegui decifrar qual a sua natureza subjetiva. Sempre procuro presumir o melhor das pessoas, por isso, acho que foi apenas um mal entendido isento de dolo.
Existia, não sei se ainda existe, no Forum João Mendes em São Paulo, um quadro mural à moda antiga, cujo objetivo era como o de todo quadro mural, afixar pequenos anúncios de interesse dos circundantes.
Curiosamente ali também se fixava muitos papeluchos com piadas sobre juízes e advogados, e aquilo nunca incomodou os paulistas.   
Nós gaúchos ainda continuamos sendo muito “faca na bota”, precisamos nos levar menos a sério, relaxar, rir mais.
Finalizo dizendo ao ilustre Alfredo Foerster que não há pelo o que me agradecer, minhas palavras foram sinceras, fruto da justa admiração pela maneira como conduzisses a questão. Fostes firme como convém em determinadas situações, mas sem olvidar o cavalheirismo.
Hay que endurecerse pero sin perder la ternura jamás!
Abracos
João-Francisco Rogowski







Estimado Alfredo.
 
Acho que fui muito incisivo na crítica àquela piada.
A crítica não se voltou contra ti, que apenas repassaste
a anedota. Voltou-se contra a piada em si, contra as muitas
piadas com teor semelhante que recebo seguidamente, sempre
para desfazer qualquer iniciativa de estreitar o fosso entre riqueza
e pobreza, da qual, como sabes, o Brasil é um dos campeôes,
há séculos. Recebo esse tipo de anedotas como provocação, de
pessoas que sabem do meu posicionamento.
Venho pedir desculpas se a minha crítica chegou a ferir teus
sentimentos. Não gostaria que minhas palavras diminuíssem
nossos sentimentos de amizade.
 
Com votos de um bom fim de semana, fico
 
                                                             fraternalmente. Silvio.
 



--