segunda-feira, 16 de julho de 2012

TRABALHO DE ADOLESCENTES - TESTEMUNHO VALIOSO DE HERMES DUTRA


Também quero dar um pitaco nessa questão do trabalho de menores. Não vou nem falar na minha geração, onde quase todos trabalharam, receberam  muitos  nãos do pais e estão todos aí, como diz o ditado, gordos e lindos. Quero me referir a essas campanhas e proibições sobre o trabalho do menor. Já fazem duas ou três eleições (não me lembro bem) o Ministério Publico do Trabalho fez uma reunião com os partidos e propôs que todos assinassem um termo de não contrtatação de menores de dezoito anos para as campanhas. Óbvio que todos os partidos assinaram (pois os partidos raciocinam assim: Se eu não assinar, o outro assina e eu fico mal).



O resultado: Eu, que coordenava uma das campanhas, já tinha acertado em uma escola da periferia a contratação de 20 jovens estudantes para, no turno inverso ao da escola, trabalharem distribuindo folhetos e/ou acompanhando caravanas eleitorais. Como resutlado do acordão, tive de desfazer o acertado. Fico imaginando até hoje o que ficaram pensando aqueles jovens dos quais foi tirado uma pequena chance de ganharem uns trocados honestamente para, quem sabe ajudar em casa ou mesmo suprir um pouco de suas necessidades. Não sei se acharam outra atividade para ganhar um dinheirinho...

Paciência. Não é politicamente correto!



Um abraço



Hermes Dutra