domingo, 15 de julho de 2012

AINDA O TRABALHO DE ADOLESCENTES - OPINIÃO DE LOEFFLER

15

O ECA e sua parte mais do que inútil.

Opinião Sem comentários »
Faz alguns dias o Ruy Gessinger em seu excelente blog (http://www.ruygessinger.blogspot.com.br/) postou texto sobre a situação do menor de 18 anos frente à lei. Absurdamente o maldito ECA proíbe um adolescente de trabalhar salvo após os 16 anos. Excepcionalmente o Juiz encarregado da Vara da Infância e Adolescência (não sei é bem esta a denominação) pode autorizar um adolescente com 14 anos completos a trabalhar. Óbvio que não aceito o trabalho para as crianças, mas penso que o trabalho não prejudica o menor desde que a atividade não seja de alto risco, não exija esforço acima da capacidade do mesmo etc.etc. Trabalho nunca fez mal à saúde de ninguém. Eu mesmo, sendo policial e ganhando pouco para minhas necessidades, deixei a faculdade antes de concluí-la, pois naquela época o ensino superior era um privilégio de poucos mesmo havendo universidades públicas. Ocorre que para manter minha família com dignidade fui obrigado a exercer atividades outras nas horas de folga, do que não me arrependo, pois consegui criar meus filhos com dignidade e transmitindo a eles aquilo que recebi de meus pais. Hoje não estuda quem não quer, mas temos uma verdadeira enxurrada de faculdades fajutas e em todos os cantos. Se alguém duvidar do que afirmo e já afirmava faz muito tempo que veja o percentual altíssimo de reprovados no concurso para o magistério estadual. Foi vergonhoso, pois possível contar nos dedos os que lograram êxito. Isto é uma vergonha. Em cada esquina alguém mais esperto que os demais cria uma faculdade e se dá tão bem quanto aqueles que criam igrejas desde milhares de anos passados.
Um adolescente cuja família tenha pai e mãe trabalhando para manter o sustento da casa e vivendo em área de elevada pobreza se não trabalhar poderá segundo alguns e penso que certamente irá se envolver com traficantes e ladrões. Por isto entendo que o ECA, assim como uma montanha de Estatutos disto e daquilo que o Congresso cria de forma irresponsável está tornado a vida insuportável em nosso país.