domingo, 8 de julho de 2012

TRABALHAR FAZ MAL ? MAIL DE NENITO SARTURI


Nenito é jornalista, bacharel em Direito, Delegado de Polícia, músico, poeta e um homem retilíneo.E meu parceiro de várias composições.
Eis o mail que me manda:

Caro Ruy!

Apenas para contribuir com o tema, encaminho-te Poema/Música participante da 2ª Tertúlia Nativista, em 1980 (32 anos atrás), no qual trato da matéria. 

Essa composição é baseada em fatos reais (meus e de tantos outros infantes).

No meu entender, essa questão da condenação do "trabalho infantil" é uma demagogia que temos que combater.

Nós (eu e tu), como grande parte dos leitores, trabalhamos e de alguma forma contribuímos para a renda familiar desde crianças, e isso nunca nos tirou pedaço. 

Não quero dizer que a criança e o adolescente não tenham, paralelamente, a oportunidade de estudar.

Nossos legisladores estão querendo criar uma "Geração de Vagabundos". 

E, infelizmente, estão conseguindo. 

Abração. 

Nenito Sarturi.
------------------------------------------------------------------

PIAZITO DE CAMPANHA

                          Nenito Sarturi



Debruça o piá sobre o leito

do rio que passa, solito

Lavando o rosto em suas águas

E depois segue ao tranquito:

Vai-se a cumprir seus encargos,

Tal como o rio, o piazito.



É domingo na fazenda

Tem carreira no povoado,

O piazito pega a cesta

Não pode ficar parado

Raparura a cinco pila

Ele grita entusiasmado.



“Era” boi, “era” boiada,

Passou a semana inteira

Nos domingos tem carreira

E o patrão o dispensou:

Piazito de peito aberto,

Calça curta e pé no chão,

Ele sai de madrugada,

Se enfurna na imensidão.



Mas de tarde, quando o sol

Já se esconde pra dormir,

Num crepúsculo de sonhos,

O piazito, sem sentir,

Volta pra estância sem pressa,

Cesto cheio, sem sorrir.



Como encarar a mãe velha?

Como encarar os piás?

Se eu sou o “home” da casa,

Que vergonha de voltar!

Rapadura a cinco “pila”

O povo não quis comprar.