quarta-feira, 4 de julho de 2012

MAIL DE ROGÉRIO PANKE DE SANTA CRUZ

Ola Sr. Ruy,

Li seu belo comentário Eco Lógico!, (no jornal Gazeta do Sul), estampado por um campo verdinho, aparentemente cortado por regato e uma pequena vossoroca, totalmente gramada, e ilustrando a paisagem: ovelhas gordinhas com alguns borregos, como dizia um antigo colega oriundo da cidade de Mata, (que não deve ser muito longe de Unistalda).

Muito atual seu comentário.  Convivo no final e inicio do dia com paisagem com muito verde, porém o gramado agora esbranquiçado pela geada, de rápida mas aguda passagem, típica no momento no interior de Santa Cruz.

A nossa região esta bastante arborizada, característica de minifúndios com cultura de tabaco. Esse alias muito criticado pelas autoridades governamentais, que não conhecem a realidade e o dia-a-dia do agricultor/produtor/agropecuarista, alias tão diferente dos gabinetes dos “burrocratas”, bem como os médicos, que se esquecem que na maioria das cidades inalamos fuligem de diesel e asfalto e demais poluentes, mas o culpado é o cigarro, que alguns defendem ser mais nefasto que a maconha, que parece  vai ser liberada em seguida, para alegria dos traficantes e os amigos de Chaves e Cia.

Falando em colega, nos anos 80 trabalhei na Souza Cruz e tive um colega, que não me lembro e pré-nome, mas  de sobrenome Gessinger, natural de Santa Cruz do Sul,  por informações, já falecido – poderia ter sido seu irmão?

Alias sobre comentários, acompanho seguidamente os seus pela Gazeta, sempre ponderados educativos e atuais. Mas  ao que parece, tudo aquilo que não faz parte de um programa de Tv, como novela e outros sensacionalistas, não mais repercute entre a maioria dos jovens. Mas infelizmente isso é uma questão de cultura – e nossos políticos tem aversão a cultura; preferem os bolsa família e outros, que facilita o voto.

Mesmo não lhe conhecendo - a internet nos permite essa comunicação rápida a qualquer distancia – lhe envio um abraço e acompanharei seu próximo comentário no jornal Gazeta.

Abraço,