sábado, 14 de julho de 2012

ROGÉRIO PANKE SENTA A PUA


DIlma – O  PIB, as crianças,  os adolescentes e o  PAC.



Recebo do meu amigo de Santa Cruz:

Em recente discurso a “presidenta” - como gosta de ser chamada, foi muito clara – não é pelo PIB que se mede o crescimento duma nação, mas sim pelo atendimento as crianças e adolescentes. Claro que é importante assistência a crianças e jovens, porém cabe lembrar a nobre economista, que para dar assistência alguém é necessário gerar a renda. Renda que o governa não gera, pois pelo que se sabe só gasta, arrecadando via impostos, cada vez mais escorchante.

Estranho que nossa mandatária, enquanto o PIB do Brasil era um dos mais visíveis dos BRIC’s, acima dos EUA e inclusive da Europa, fazia referencia que nada atingiria o crescimento do Brasil. Esqueceu-se que a economia é dinâmica, e que a aconomia poderá transformar o BRIC’s em RIC’s, pelo menos em crescimento de PIB. Não crescendo o PIB é  desinteressante e investimento no Brasil, e o nosso custo – “Custo Brasil”, inibira produção/consumo interno e exportação, sobrando cada vez menos recursos para as crianças e os adolescentes. E o Brasil como uma economia crescente, ocupando há pouco tempo um espaço próximo ao topo do crescimento ira despencar, colocando-se aquém de países Africanos. Os EUA, tão criticados, por não fazer a lição de casa – paradigma tão citado pelos nossos governantes na ultima década, vai sobrepujar o Brasil em 2012, pois crescera mais de dois por cento, enquanto a grande economia abaixo do Equador, ficar aquém de dois por cento de crescimento.

Eis que surgira um importante ingrediente tipicamente tupiniquim, o – PAC. Esse sim recolocara o Brasil nos trilhos, fazendo-o galgar outra vez o topo. Mas que topo e que ranking será esse impulsionado pelo PAC? Nem todos farão parte desse índice, percentual, grupo, clã ou .... Vamos concluir, dando referencia e nome ao PAC – Plano de Aceleração da Corrupção – sim, nesse ranking estamos há muito já galgando o topo, inclusive se Ali Baba, atendendo aos desígnios religiosos ressuscitasse, certamente pediria para imediatamente voltar ao tumulo, por vergonha que sentiria desse gigante, dormindo em beco esplendido - Brasil.