terça-feira, 14 de julho de 2015

OS COSTUMES VARIAM E DEPOIS DIZEM QUE OS ALEMÃES SÃO ' FRIOS'

Prévidi publica hoje no seu blog:

-
Escreve a jornalista Mel Danda. Ela edita o
oelodacorrente.blogspot.com.br

Essa gente é engraçada. Mais uma história dos meus almoços. Sentei sozinha numa mesa de quatro lugares. Avisei a moça do restaurante: "se precisar, não me importo de dividir a mesa" - a cara que ela fez, de surpresa, cheguei a olhar pela janela pra ver se a nave-mãe tava chegando pra me buscar! Parecia que eu era um ET na frente dela! Hahahahahaha... daí tem uma fila enorme no restaurante, a gente entra e tem 5 mesas com pessoas sozinhas.. Depois não vale reclamar de solidão, gente!
-----------------------------
Digo eu agora:

Nos anos 80 morei uns tempos em Freiburg, Alemanha.

Mesa com  cadeiras sobrando. Os alemães só pedem licença e vão sentando. É normal. Mesmo porque não tem sentido um cara ocupando sozinho a mesa com  cadeiras vazias.

Tem mais: se tu deixares muita comida no prato vem o dono do restaurante:

-was ist los, hats nicht geschmeckt? (o que houve, não gostou?)

Se pedires em excesso és advertido pelo atendente:

- por que tanta comida? Pede só isso aqui, ó. Se anda tiveres fome, fazemos outro pedido.

Mas tem o outro lado: certos pratos eles te obrigam a comer com os acompanhamentos “ de lei”.

Um dia, às margens do Mosel,  olhei e olhei o cardápio  e pedi um prato.

O cara me olhou e  sentenciou:

- tu não vais gostar desse prato. Pede outro.

( era peixe cru com leite coalhado). Fui de costeletas de leitão....