quinta-feira, 16 de julho de 2015

O VENTO FÖHN OU O VENTO QUE ENLOUQUECE AS MULHERES

Senta aí, guria. O som ö, ou "oe", é um ê que não sabes pronunciar. É mais fechado do que ê de nenê. É um "e" entre "o" e "Ê".
Mas não fiques complexada ou deprimida. Ninguém no mundo , fora os brasileiros, sabem dizer " feijão". Esse  " ão", até antes do surgimento da rede Globo, teve transformações. Mais:Agora a Globo quer que falemos, fóme, hómem , nóme. Só quem nasceu no Braziuuu sabe dizer feijão.
Claro que, como brasileiros, conterrâneos de deus, não precisamos  pronunciar nada de palavras estrangeiras corretamente.
Bueno: Föhn ( pronuncia-se fên, com o n de nada), é um vento que dá na Suíça e perto dos Alpes.
No RGS tem um vento, o vento Norte, dia em que os lixinhos  do nosso pátio, fazem rodopio, os entulhos que atiramos pela janela na calçada  fazem estranhos bailados. No Vento Norte é preceito que as mães enlouqueçam e surrem os maridos.
Com o Föhn acontece o mesmo: a maioria das mulheres rasga as vestes, quer sexo em praça pública, chora sem motivo.Nega sexo.
Não me contaram a reação dos homens. 
Onde eu queria chegar é que hoje no RGS temos um clima que não é macho nem fêmea, nem nada. Puro 171, com chuviscos imitadores de neve aos 12 graus, enchentes que , na verdade, são normais há séculos,mas o bicho homem assuntou de meter cidades no Tallweg dos rios.
Igual, esse clima me irrita por falta de olho no olho.
Estou olhando no Google onde é Seychelles.