quinta-feira, 8 de maio de 2014

UM DIA DEIXEI O CAMPO PORQUE O CAMPO ME DEIXOU


Recebo de Doroteo Fagundes um belo artigo, já reproduzido por Loeffler em seu blog, em que ele cita o  verso de
de Autoria do Dr. NILO BAIRROS DE BRUM, Procurador de Justiça Aposentado que reside em Florianópolis.
Neto que dá o título a esta post.

Ao mesmo tempo, o dr. Franklin Cunha me manda um artigo de Xico Graziano sobre o  envelhecimento no campo.
Vão se completar 20 anos que estou no agronegócio. Comecei de maneira arrasadora, pois tinha  liquidez advinda do meu escritório em P. Alegre.
Minha família adquiriu campos, não economizou em melhorias e foi radical tocante à qualidade.
Mas as coisas têm uma rapidez incrível.
Enquanto conquistávamos premios na Expointer e nossos terneiros eram campeões nas feiras, o livro caixa fazia uma curva descendente.
Mais gente sendo admitida ( salários, leis sociais 13., férias) e os insumos e encargos subindo mais do que o valor do gado .
De outro lado os que consorciam soja com pecuária adquiriram uma velocidade bárbara, tanto na recria como na terminação. Não sei se você leitor sabe:  nutrição é a viga mestra na criação de gado. Sem bóia sobrando você está brincando de fazendeiro.
Onde o campo é nativo e de crescimento estival e não dá para plantar soja, a solução é você mesmo implantar as pastagens,principalmente as de inverno. É uma grana preta o combustível, o custo das máquuinas, o adubo, a semente.
E tem que chover na hora certa. E, se tudo der certo, talvez sobre uma margem.
O pessoal do campo macio, da soja e do trigo, está precisando  de onde deixar o gado enquanto a soja não é colhida.  Fora os que querem se desapertar por questões ambientais.
Avançam, portanto, para os campos nativos, oferecendo arrendamentos super atraentes.
Daí você faz o cálculo e constata que, se arrendar,vai lhe sobrar o dobro, no  fim do ano, do que se você mesmo explorar.
Tá, e a contemplação das sangas, dos matos, das seriemas, as prosas de fundo de campo, as conversas de galpão, a lareira com o fogo aceso, acordar com o trinado dos pássaros?
Muito legal.
Mas os caras que vêm lá do Planalto Médio têm dinheiro e bóia sobrando, tem uma cadeia perfeita e sistematizada.
Aquela rês que tempos  anos atrás, criada a campo, era considerada gorda, hoje o frigorífico não leva mais. Você está em abril com  seu gado " gordo", mas os compradores não o acham gordo. Se você não tiver muita, mas muito pastagem no inverno, seus bichinhos vão emagrecer .
E aí?
Continua num próximo capítulo.