sexta-feira, 16 de maio de 2014

MACONHA - SCRIPTA PHILOSOPHORUM II - A VEZ DE HERMES DUTRA


Acho que a hipótese de discutir a legalização da maconha não é ruim. A questão é: Ou nós mesmos (pela média da maioria) nos impomos alguns limites ou então não devemos achar que podemos discutir isso e não discutir aquilo. Vejam bem: o que pensaríamos de uma multidão defendendo, por exemplo, o estupro ? É uma coisa inimaginável para qualquer um de nós, mas e se tiver gente a favor ?

Vejam o caso da venda de meninas para casamento. Sabemos que isso é tolerável e até incentivado em algumas culturas. Em nome do multiculturalismo devemos aceitar que se promovam passeatas e encontros no nosso país para defesa dessa tese, pois certamente tem gente que é a favor.

Como reagiríamos a uma concentração na qual fosse defendido o direito de todos poderem se picar com agulhas contendo entorpecentes, porque, como sabemos, muita gente é a favor ?

E mais ainda, que tal encontrarmos um grupo de pessoas defendendo o direito de que alguém possa assaltar outrem para tirar alguma coisa porque esse tem mais bens que o assaltante ?

 

Claro que sei que as leis não permitem nenhum desses casos. São contravenções, crimes, etc...etc... Então, qual o nosso critério para permitir a liberação de um e não de outro ? Só tem um: o pensamento da maioria (a média sempre). Nesse caso algumas idéias e posições saem prejudicadas : saem, mas é o único jeito, na minha opinião, de conseguirmos definir o que é bom e o que é ruim para a sociedade como um todo.

 

Tenho um amigo que gosta de um baseado e diz que esse não faz mal. Direito dele, mas nego-lhe o direito de fazer a apologia disso.

 

Os liberais extremados, ao que sei, acham que realmente tudo deveria ser permitido, porque ao fim a própria sociedade saberia definir o seu destino. Com todo o respeito a quem pensa assim, acho que isso seria o fim da sociedade.

 

Desculpem não fazer citações de famosos. Mas as vezes a vivência do dia a dia nos autoriza a dar a opinião.

 

O assunto é comprido e certamente vai gerar folhas e folhas de argumentação. Melhor que seja assim do que terçar armas (no sentido lato da palavra).

 

Abraços

 

Hermes Dutra