sábado, 3 de maio de 2014

NOSCE TE IPSUM

O aforisma grego "Conhece-te a ti mesmo" (grego: γνῶθι σεαυτόν, transliterado: gnōthi seauton, é sempre uma das minhas estrelas guias.
Rugem dentro de nós as mais imprevisíveis feras. Cumpre a cada um ao menos as conhecer e as manter nos seus limites.
Eu, por exemplo, quando me  hiper informo sobre o que vai na minha aldeia, no seu sertão, ou no meu país,  começo a me indignar, revoltar,  minha saúde  começa a  patinar e logo uma luz de alerta se acende.
É hora de apascentar a alma e o coração.
Hora de desligar a alta voltagem. Hora   de ser misericordioso consigo mesmo, de respirar ar puro, e só pensar em coisas boas.
Total, pelo que  vejo dessa já longa caminhada,o Homo Burraldus não dá bola para a História. Mas não dá mesmo.
Fora as ciências exatas , que só vão para  frente, o Homo Asininus só dá voltas em torno de seus erros. 
Quem diria,  anos atrás, que os fundamentalistas cresceriam tanto?
Quem diria que a corrupção grassasse desse jeito?
Estou com saudade daquela maravilhosa viagem ao Templo de Delphos que fiz, na sapientíssima Grécia,´poucos anos atrás.
Só não gosto de lembrar que, ao contemplar,silente e contrito, aquelas obras fantásticas, perdidas no interior da Grécia, tivesse que ouvir de um compatriota:
- pô, mas aqui não tem nada para a gente " divertir" e fazer umas comprinha....