quinta-feira, 2 de agosto de 2012

O INÍCIO DO JULGAMENTO DO MENSALÃO


Inicio por dizer que xadrez é ótimo pra desenvolver a inteligência PARA JOGAR XADREZ...
Para os que viveram suas vidas dentro dos Tribunais e dos Foros, para quem foi um teórico do Direito, para quem tem obras jurídicas publicadas como eu, foi um momento de comprazimento . Belas retóricas, circunvolejos históricos, demonstrações de erudição.
Que lindo.
Fiquei só vendo aquele espetáculo de erudição para deixar esses alunos de Faculdades de Direito mambembes excitadíssimos.
Mas não adianta: tenho cabelos brancos demais para me deixar ensandecer por retóricas.
Toda essa questão de ordem do desmembramento poderia ter sido resolvida com cinco minutos para cada ministro.
Não mais.
Fico pensando no gari que vai varrendo a rua com um olho e outro na TV:
que língua esses caras estão falando?
Sempre fui um juiz conciso.  Minhas sentenças eram concisas porque dominava o assunto, porque tinha estudado a matéria.
Concisão é arte de quem domina o assunto e não faz pouco da inteligência dos outros.
A concisão bate desesperadamente ainda à porta dos juristas.