domingo, 12 de agosto de 2012

ARTGERECHT II

LISSI BENDER ENVIA MAIL :

À medida que vem se ampliando a consciência dos seres humanos por um olhar mais atencioso para com a vida em nosso planeta, cresce também a preocupação para com o manejo e criação  Gerecht dos animais criados para o consumo humano. As pessoas querem consumir carne, mas querem também ter a certeza de que  a carne que consomem, provém de animais que tiveram uma vida condicente com sua espécie.
Percebe-se um crescente repúdio dos maus tratos, dos confinamentos, dos alimentos carregados de químicos para acelerar  a produção da carne.

Outro dia assisti a uma reportagem na ZDF sobre o modo como se cria o salmão no Chile. Os donos do empreendimento chileno são os mesmos da Noruega. Com uma diferença fundamental. O Chile não lhes impõe regras de manejo e criação, enquanto a Noruega faz severas exigências. O resultado: o salmão chileno está proibido no mercado alemão porque se trata de um alimento insalubre para a vida humana. Os peixes são confinados dentro de enormes caixas e de tal modo cheias que os animais mal conseguem se mover. Recebem ração acrescida de muitos químicos, inclusive consomem toneladas de antibióticos para assim controlarem as doenças advindas desse tipo tratamento e manejo. O resultado é um salmão mais barato que os brasileiros consomem achando que estão ingerindo uma Delikatesse, quando na verdade estão ingerindo um alimento produzido de forma indigna para com a espécie e possivelmente danoso à saúde.