quarta-feira, 15 de junho de 2016

ZERO HORA PUBLICA ARTIGO MEU

15 de junho de 2016 | N° 18556

ARTIGOS

OS CULPADOS SÃO SEMPRE OS OUTROS?, por RUY GESSINGER*

Muitos que jamais chegaram nem perto do que, antes de nós, filósofos escreveram, intuitivamente “redescobrem” a pólvora e a roda. E exaltam como sua a boa nova, sob aplausos frenéticos de legiões embevecidas. A cada geração, desenterram-se novidades e paradigmas.

As ciências exatas não sofrem tanto, pois poucos hão de bradar pela volta da régua de cálculo. Isso em termos, pois a medicina clássica e científica sofre com os escancarados “consultórios” de operações de esôfago ditas “espaciais”.

Chego a pensar que a História não exerce papel relevante.

Mas aonde quero chegar é o seguinte: cheguei a ponderar que “somos todos” culpados por essa comédia bufa que se encena em todos os palcos políticos, inclusive em alguns tribunais e foros. Nós escolhemos, recrutamos, elegemos aqueles que se parecem conosco. Sim, nós é que escolhemos os que adoram burlar os cofres públicos.

Pior é nalgumas cidades em que o prefeito gasta os tubos com shows, diárias, saturnálias. E ainda há quem apoie isso. Acorda, povo! Culpado maior do que o detonador de caixas de banco (quando o dinheiro é particular) é o que desvia dinheiro público, proveniente de tributos. Não se iluda tia, vovô: o senhor, a senhora, quando compra um refri ou um pão, está pagando imposto.

“Somos todos” contra “isso que está aí”, mas “todos somos” candidatos a um carguinho em comissão. Ou a uma dispensazinha sacana de licitação... Ou a um concurso público de cartas marcadas.

Ou ao uso da máquina pública para fins eleitoreiros.

Será que é assim mesmo?

É, mas vou aceitar o dinheirinho porque preciso.

Então, talvez seja melhor prostituir-se, que daí rende o ano inteiro.

É hora de dizer um basta para alguns costumes arraigados e culturais apodrecidos.

Calados e inertes, seremos todos culpados.

Ou não?

Advogado e produtor rural*