quarta-feira, 8 de junho de 2016

UM DIA UNISTALDA VAI SER UM CENTRO TURÍSTICO QUE VAI RIVALIZAR COM GRAMADO E CANELA . O MUNDO ESTÁ SEDENTO POR VER A VIDA RÚSTICA E PURA DOS CAMPOS.





Escrevo para os leitores citadinos do meu blog, especialmente para quem mora ao norte de São Paulo.
Nossa estância se situa a 400 metros de altitude, numa região ( graças a Deus) não densamente povoada. O Município chama-se Unistalda, a oeste de Santiago. Alto percentual de nosso campo nativo é coberto por mata natural, com cursos límpidos de águas, que serpeiam por entre a mata ciliar. Animais e aves silvestres vivem livremente.
Temos as quatro estações bem definidas.
No verão é bem quente mesmo. E no inverno é comum a geada cobrir de branco os campos.  A mata nativa é um abrigo natural para os animais.
Bueno. Para a lida nos campos, no verão se salta cedito da cama e se sai para lidar. Por volta de 10,30 há que se retornar dada a canícula. Após o almoço vem a " sesta" sob as árvores , em cima dos pelegos, aguardando que se amaine a " ressolana".  Então, lá pelas 16 horas se retorna à lida. De nada adianta mexer com o gado com o sol a pino.
Já no inverno as lareiras são abastecidas de lenha sem parar. Quando amanhece espera-se que a neblina se dissipe e se chimarreia e proseia no galpão. Depois se sai para o campo.  A sesta é bem breve, se houver.  Pelas cinco da tarde encerram-se os trabalhos já que o frio aumenta e começa a escurecer.
Um dia Unistalda vai ser o um centro turístico mais procurado que Gramado e Canela. Aguardem.
Esse tipo de vida fascina gente de todo o mundo.