sábado, 4 de junho de 2016

TODOS NÓS TEMOS QUE ENSINAR NOSSOS FILHOS A SEREM ÉTICOS. SÓ ASSIM SE ESTANCA ESSA ENDEMIA BRASILEIRA DA CORRUPÇÃO. UMA BOA É COMEÇAR PELO CÓDIGO DE ÉTICA NO TÊNIS




 


Escreveu o professor  Fernando Fontoura

“Você faria negócios com alguém que no 4 a 4, 30 iguais do terceiro set daria fora uma bola na linha? Se associaria com quem duvidasse sempre quando diz que a bola foi fora e que constantemente vai ver a marca duvidando de sua honestidade? Você faz qualquer coisa, mas qualquer coisa mesmo, para ganhar? Prefere jogar como gosta ou jogar para ganhar? Perder é algo aceitável no seu jogo ou uma coisa que você não admite? Tirar o outro do jogo com catimbas e coisas extra jogo faz parte de seu repertório de táticas ou você quer ganhar dentro do jogo?”.

Eu jogo tênis desde 17 anos de idade. Em todos esses anos muito aprendi.  Alguns amigos começaram a jogar depois que largaram o futebol, já maduros. E parte deles, uma minoria, transplantaram para o tênis alguns princípios perniciosos e nada éticos  vindos de usos e costumes do futebol. Desconheciam que o tênis tem seu  Code of Ethics .  


São várias as regras, mas todas se  assentam na boa educação e no fair play. Em resumo: o tenis requer  cooperação e cortesia, não sendo admitido destemperar-se, queixar-se da maneira de o oponente jogar, usar linguagem grosseira, atirar a raquete, lamuriar-se se está perdendo. Trapacear, ser desleal. Claro que essas regras, entre gente que teve pai e mãe, nem precisariam estar escritas. Mas nem todos tiveram educação em casa.

E a regra de ouro no tênis de lazer  é cada um marcar, no seu lado da quadra, se a bolinha foi boa ou se foi fora. E aí que você mostra sua origem e seu caráter. Na dúvida, você decide contra você mesmo.  E jamais duvide de seu adversário. Se o achar antiético, simplesmente não jogue mais com ele.

Esses dias eu aguardava por um parceiro e sentei-me ao lado da quadra. Passou um adolescente, filho de um conhecido, e começamos a conversar. Lá pelas tantas lhe disse: no tênis, na dúvida, a gente deve decidir contra si. Isso em jogos não oficiais e de mero lazer. Ao que o menino me disse:

- para aí, tio! Tu tá louco? Eu devo decidir contra mim?

Entristeci-me, pois o menino já tem inoculado o vírus da esperteza, do jeitinho , da falta de nobreza de caráter.

Fiquei matutando: e quem sabe a Fifa adota, para o futebol, o Code of Ethics do tênis? Quem sabe parariam um pouco as simulações, a má-fé, a falta de camaradagem, a indução do árbitro em erro, o costume de alguns em  não titubear em quebrar um osso do adversário.

E mais: e que tal ler esse Código nas Escolas?
Nós brasileiros, temos que parar de votar em espertinhos, em inescrupulosos, desde o Município, passando pelo Estado, até nível nacional.
Votando num político " espertinho" você prostitui seu voto e denigre sua própria imagem.
E perde o respeito ante si mesmo.