quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

PÃO E CIRCO OU ' ME ILUDE QUE EU GOSTO'


Tenho notado que a  moda pegou mesmo. Só que agora é Trago e Circo.
E  quanto menos progressista uma cidade ou uma região, mais festerê patrocinado pelo Poder Público.
E os desfavorecidos vão sendo levados de ambulância para outros lugares, lugares esses que ficam no  prejuízo.
Antigamente até as vilas tinham hospital.
Bueno: reproduzo a carta do jurista  Rogowski que se assenta  como uma luva para a questão.



Amigos



Embora as viagens sejam uma de minhas paixões, nunca fui aos EUA, assim como não fui a quase nenhum outro lugar do mundo, salvo por arqui no MERCOSUL, mas “viajei” muito através de livros, programas televisivos, especialmente documentários. Sem dúvida os EUA é um país fascinante em muitos aspectos, porém, marcado por incoerências profundas. Desenvolvedor de tremenda poder tecnológico, com as melhores instituições de ensino do mundo, todavia, seu povão, o cidadão mediano, é reconhecidamente ignorante, com cultura geral zero, alienação total.



Isso me arremete muito aos antigos romanos, cujas castas superiores defendiam os elevados valores civilizatórios, o império da lei, da justiça e da liberdade, a cultura e as artes, tudo muito influenciado pela cultura Helenística, mas mantinham a escravidão humana.



A escravidão gerou muito desemprego na zona rural, pois muitos camponeses perderam seu trabalho. Esta massa de desocupados migrou para as cidades romanas em busca de trabalho e melhores condições de vida. Receoso de que pudesse acontecer alguma revolta de desempregados, o governo criou a política do Pão e Circo. Esta consistia em oferecer aos romanos, alimentação e diversão. Quase todos os dias ocorriam lutas de gladiadores nos estádios (o mais famoso foi o Coliseu de Roma), onde eram distribuídos cestas de alimentos. Desta forma, a população carente acabava esquecendo os problemas da vida, permanecendo alegre e submissa.



Não é de admirar o empenho dos governantes, no Brasil e em outros países, com copas do mundo, olimpíadas, jogos pan-americanos, campeonatos disso e daquilo, além, é claro, da distribuição das bolsas família e etc. Muda o cocô, mas as moscas são as mesmas!



Abraço


Rogowski