sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

A ÉTICA NO TÊNIS - I

( A FOTO ACIMA É DE UMA NOSSA COLEGA DE DUPLAS MISTAS  NA AABB - POA)

Abaixo publico um mail do grande poeta, músico, gente fina e tenista excelente, o Celso Carlucci de Campos, integrante do melhor conjunto vocal brasileiro - OS POSTEIROS.
Em seguida  postarei o Code of Ethics que ele me mandou.
Vale a pena ler, até mesmo para quem não é tenista ( um defeito grave, rsrs)
----------------------------
Alô, tenistas! Este mail nasceu de umas conversas entre tenistas na Internet.
Envio em anexo alguns conceitos que recebi do Sérgio Hansen há muitos anos e outros que criei, numa visão bem humorada, observando jogos de tênis em diversos lugares. São apenas uma provocação de reflexões.
Às vêzes os assuntos entre os tenistas giram em torno desses conceitos/atitudes. Nas quadras, vê-se seguidamente tenistas que demonstram não ter aprendido ou percebido alguns procedimentos éticos durante os jogos.
Muitos aprenderam a jogar sozinhos, sem ter a orientação de um professor. Isso se evidencia não só no jogo, com golpes incorretos e limitados, como também em condutas.
O verdadeiro professor de tênis não se limita a ensinar e aperfeiçoar golpes dos alunos, mas também lhes repassa a cultura tenística, indicando atitudes adequadas, orientando para leituras que ensinam não só a técnica como também a tradição do tênis. Temos dois desses professores bem perto de nós: o Sérgio Hansen e o Aurélio Melo.
Por exemplo, alguém aí leu "Tênis - como jogá-lo melhor", de William Tilden? Na época em que tomei as primeiras aulas com meu inesquecível primeiro professor, Gilson, (comecei coroa, com 31 anos) esse era o livro de cabeceira dos tenistas iniciantes. A propósito, o Gilson foi o primeiro professor de tênis da AABB, contratado por mim, que era o Vice Desportivo da época (1971).Talvez hoje, com o advento de muitas novidades, o tênis moderno já tenha tornado superados alguns dos conceitos emitidos por Tilden. Mas foi a "bíblia" dos tenistas de uma época.
Experimentem entrar no Google e digitar "livros sobre tênis". Aparece um monte. Encontrei inclusive o do Tilden.
Acabo de encomendar um, talvez mais por saudosismo, pois o meu sumiu. Acho que emprestei e não me devolveram. E só encontrei usado, não existem mais exemplares novos. Há de vários preços.
Bueno, foi o que me veio à cabeça a partir daquelas conversas da Internet.
Abraços.
Celso