sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

CARTA DA BIÓLOGA DOUTORANDA ELIZIANE MELLO


Oi Ruy:



Tenho lido tuas postagens sim, só ando meio sem tempo, muitas leituras sobre ecologia...somente quando sobra um tempo respondo aos e-mails e escrevo em meu blog.



Fico imensamente feliz em ver alguém da tua envergadura tão, ferrenhamente, engajado em fazer defesas apaixonadas do " nosso" bioma Pampa. Que bom que Deus te resguardou este recanto intocado aí em Unistalda.



De antemão, se me permite, preciso fazer uma retificação. Não fale que és "guardião florestal". Tu és um "guardião dos pampas", já que se refere a estes e a seus encantos.



Que bom se todos os demais fazendeiros fossem esclarecidos como tu. Que bom se eles continuassem a utilizar o campo na sua forma nativa, com a pecuária, e não os transformassem em imensas monoculturas de soja a perder de vista.



Sabes que, a rigor, a pecuária é uma das poucas formas de se manter e conservar o pampa?! Certamente sabes disso, é uma pena que a maioria não. Porém, creio que todas essas mudanças climáticas, decorrentes do uso de combustíveis fósseis e outras atividades antropogênicas relacionadas a agricultura intensiva, levarão o nosso pampa, antes do tempo, à "extinção".



Aliás, há muito, estudiosos e pesquisadores relatam que os campos são "relictos de um tempo passado", tempo em que o clima da Terra era mais frio. Essa condição é precípua para a exitência e sobrevivência  da elevada biodiversidade endêmica que só os campos conseguem abrigar. Se não fizermos nada brevemente, se continuarmos a contribuir para o aquecimento global, os campos e sua biodiversidade inevitavelmente desaparecerão e darão lugar a áreas florestadas. As florestas é que serão beneficiadas pelo aquecimento e tenderão a se espalhar, como já o fazem, por áreas do Pampa.



Não que seja ruim o surgimento de novas espécies arbóreas e seu espraiamento por áreas campestres. O que estará em cena é o desaparecimento do Pampa e de seus endemismos.



Infelizmente, a maioria não compreende a importância de se preservar/conservar os nossos campos. A falta de vontade política, escassez de informações ou mesmo falta de vontade talvez estejam provocando isso. A ideia de que somente as florestas e sua diversidade biológica são importantes deve ser transposta e ampliada; os nossos campos nativos anseiam por auxílio e merecem atenção e iniciativas de preservação e conservação na mesma intensidade.



Apesar dessas injustiças, fico feliz que esteja fazendo tua parte. Parte esta que vale muito se considerado a tua habilidade em formar opiniões e desencadear um processo de reflexão em quem te lê. Vamos esperar que essa reflexão gere ação. E que esta ação seja benéfica ao nosso Pampa ou ao que resta dele.



Abraços.



Lizi