quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

BIOMA PAMPA - CANDENTES E PREOCUPANTES CONSIDERAÇÕES DO JORNALISTA JÚLIO PRATES

 
lindas fotos, aliás, que retratam bem a natureza pujante...ademais, louvo tua fortaleza e consciência em mostrar a importância do Bioma Pampa, justo no momento em que ele sofre sua maior agressão pela ação da empresa sueco-finlandesa Stora Enso que viu nele uma oportunidade negocial de produzir eucaliptos em escala industrial para abastecer a indústria de celulose.
 
é claro que o bioma pampa não se presta para esse tipo de cultivo de exóticas. Entretanto, a irracionalidade de muitos, na ânsia do lucro fácil, fomentados pelo governo Yeda, impôs uma pesada perda a todos nós. lastimável - da mesma forma - o engajamento acrítico do MP gaúcho, fomentado por suas lideranças maiores, que passaram - inclusive - a ocupar cargos públicos no governo tucano.
 
O Bioma Pampa comporta em seu subsolo a maior reserva de água doce subterrânea do mundo, o aquífero guarany e - especialmente - na tua região, informações dão conta que já existe essa água pura entre 400 e 700 metros de profundidade, enquanto no alto uruguai e região celeira essa se encontra a 2.500 metros de profundidade.
 
ademais, o clima local faz um pé de eucalipto chegar a idade de corte em torno de 7 anos, enquanto na finlândia, terra dele, esse mesmo eucalipto chega a levar 70 anos para a idade do corte. por outro lado, o Professor ludwig buckup - nosso maior ícone da ecologia (ainda vivo) sempre sustentou que um simples pé de eucalipto consome 36 mil litros de água por ano, sendo aquilo que o cartunista SANTIAGO muito bem defininiu como um "beberrão".
 
isso quer dizer que o eucalipto é um voraz consumidor de nossa água e preocupa muito a SBPC esses plantios estacionados - justamente - em cima do Bioma Pampa.
 
nem falo na desarticulação da cadeia produtiva de muitas regiões, onde os pequenos e médios agricultores venderam suas terras para os laranjas da Stora Enso, cito a AGEFLOR, e vieram para as cidades, engrossar o exército industrial de reserva de mão-de-obra barata e desqualificada.
 
Por tudo, fico muito feliz quando vejo pessoas de tua envergadura, tendo a lucidez da preservação e fazendo apologia a mesma, pois isso demonstra uma atitude sensata, equilibrada, longe da ganância do lucro fácil e - sobretudo - comprometida mesmo com a mãe-natureza.
 
Parabéns.
 
 
Júlio Prates