sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

ÉTICA NO TÊNIS - II

( na foto acima uma moça chamada Venus Williams que quero convidar para jogar duplas mistas comigo em Xangri La) 
Aqui vão interessantes normas éticas para a prática do tênis. ( interessante mesmo para quem não joga tênis)


PROCEDIMENTOS ÉTICOS E REGRAS PARA JOGOS SEM JUIZ DE CADEIRA

1 - Cada jogador é responsável por todas as marcações no seu lado da quadra. O tenista deve ser honesto em todas as suas marcações. Porém, em caso de dúvida, ele deve dar o benefício da dúvida para o seu oponente e marcar a bola como "boa". Jamais deve o tenista pedir que sejam jogadas "duas bolas".

2 - É obrigação do tenista marcar todas as bolas do seu lado da quadra; porém, para ajudar o seu oponente, quando este pedir, deve o tenista marcar contra si mesmo todas as bolas que ele viu claramente serem "fora" no lado da quadra de seu adversário.

3 - Qualquer marcação ("fora", "let", "fault") deve ser feita imediatamente, isto é, deve ser feita antes de o adversário golpear a bola ou antes de seu próprio golpe ir para fora. Se isso não for feito, a bola que originou a marcação será considerada "em jogo".

4 - Se você marcou uma bola como "fora" e depois verificou que foi "boa", deve corrigir sua marcação e, se a bola finalizava o ponto, deve dar o ponto ao seu oponente.

5 - Em jogos de duplas, quando recebendo o saque, o parceiro do recebedor deve marcar a "linha de saque". O recebedor deve marcar a "linha central" e a "linha lateral" do retângulo de saque.

6 - Se os jogadores não se entendem quanto ao escore, devem voltar até o último escore em que ambos estejam de acordo e recomeçar o jogo naquele escore.

7 - O tenista está proibido de checar marca da bola no campo de seu adversário, a menos que tenha sido convidado por seu oponente para fazê-lo. Sob nenhuma hipótese pode-se mostrar marca de bola em quadras sintéticas ou de cimento.

8 - Quando não houver "boleiros" nos jogos, o tenista deverá pegar todas as bolas que estiverem no seu lado da rede e enviá-las para o sacador.

9 - O recebedor não deve responder o saque quando vir claramente que foi um "fault", devendo deixar a bola passar.

10 - Jamais peça ajuda ou testemunho de espectadores, pais, treinadores, etc., para marcação de bolas ou para qualquer outro assunto que diga respeito a ocorrências na quadra.

11 - O sacador deve, em bom som, anunciar o escore da partida antes de começar cada "game" e o escore do "game" a cada ponto.

12 - Espere até que o ponto termine antes de passar atrás de uma quadra onde esteja havendo um jogo.

13 - Antes de entrar em uma quadra contígua para pegar uma bola ou mesmo para devolver uma bola daquela quadra, deve o tenista esperar que os jogadores daquela quadra tenham terminado o ponto.

(Extraído do Jornal da Confederação Brasileira de Tênis - Março/94)