quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

INCRÍVEL OPORTUNIDADE PARA JOVENS ACADÊMICOS E BACHARÉIS EM DIREITO. ARTIGO DE MARISTELA GENRO.

Hoje há apenas 3.000 advogados inscritos na certificação digital entre os 60 mil advogados ativos.
Gente! o processo virtual é um caminho sem volta!
Está aí a chance dos jovens, pois os advogados antigos relutam em se " amansar" nessa área.
Leiam esse artigo da dra. Maristela!
............................................................................................

Ingressei no Poder Judiciário, mediante concurso público, no ano de 1990. Naquela época utilizávamos máquina de escrever, com papel carbono, para fazermos os acórdãos.
Fomos evoluindo até a criação do sistema Themis, uma verdadeira revolução da qual fiz parte do projeto piloto, como representante do Tribunal de Justiça, nomeada pelo Des. Arno Werlang.
Tivemos muitas resistências e muitos foram os ajustes. Situações novas se apresentavam diariamente e o pessoal que criou o aludido sistema tinha que solucionar os conflitos.
Com o passar dos anos todos aderiram, Magistrados e servidores, até porque muito facilitou nosso trabalho.
Hoje, ao participar de um treinamento aos funcionários e Desembargadores do TJRS sobre o Processo Eletrônico, constatei que a evolução da informática não tem limites e que a internet é um instrumento do qual todos terão que ter acesso.
O Processo Eletrônico, que terá início no próximo dia 15/12, somente no Tribunal de Justiça, inicialmente, será uma ferramenta essencial principalmente para os advogados do interior do Rio Grande do Sul. Não mais precisarão se utilizar do Correio para o envio de seus recursos, evitando gastos. As intimações serão todas através do Portal do Processo Eletrônico, o qual já está disponível no site do TJRS, inclusive com diversas informações e até vídeos a respeito de seu funcionamento.
Basta que o advogado obtenha, junto à OAB-RS, sua certificação digital. Para aqueles que não dispõem dos recursos adequados o Tribunal de Justiça destinará uma sala, no térreo, com equipamentos apropriados para a digitalização.
Através do portal o advogado terá acesso a todas as peças do processo e, futuramente, as partes também o terão. Tudo o que se fizer nos autos, após a assinatura, estará na web e ao acesso de todos.
Além da facilitação da vida dos advogados o meio ambiente será beneficiado, pois milhares e milhares de folhas deixarão de ser utilizadas. Doenças respiratórias que atacam trabalhadores do Judiciário deixarão de existir.
Uma vez iniciado o processo eletrônico, ele terá toda a tramitação na forma eletrônica, portanto os profissionais do direito que desejarem uma pronta prestação jurisdicional, que ao fim e ao cabo é o desejo de partes, Judiciário e advogados, devem providenciar em suas certificações digitais para que possam fazer uso de tão maravilhosa ferramenta.