terça-feira, 9 de outubro de 2012

MAIS HOMENAGENS AO JOVEM PROMOTOR RECÉM FALECIDO

Rafael Schneider de Azeredo, Promotor de Justiça







Este espaço não vai falar em luto. Não vai remeter à tristeza da perda de um colega ou ao pesar dos amigos e familiares do promotor de Justiça Rafael Schneider de Azeredo. As linhas que se seguem pretendem lembrá-lo como um membro promissor do Ministério Público, como companheiro de astral elevado e admirado pela classe.

Egresso do último concurso para a carreira ministerial, Rafael foi nomeado em 6 de janeiro de 2011, ao lado de outros 28 novos promotores, em uma cerimônia concorrida e emocionante. Assumiu na Comarca de Porto Xavier em fevereiro daquele ano e, sete meses depois já foi promovido para a Promotoria de Justiça Criminal de Santiago, onde passou a atuar no dia 16 de outubro. Há uma semana, ele foi removido para a Promotoria Criminal de Bagé. Lá, ele assumiria em 13 de novembro próximo.

Natural de São Sebastião do Caí, graduou-se em Direito em janeiro de 2005, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Mas a relação com a Instituição já havia se iniciado quase 10 anos antes, em maio de 1996, como assistente de Promotoria. Foi nomeado para o cargo de assessor de Promotoria em 2008.

rafa2300.jpgCom Rafael, a vida flui. Os colegas se achegam e fica fácil encontrar depoimentos destacando a personalidade reluzente do promotor. "Sério no trabalho", "alegre em relação à vida", "humilde" e "cativante" são algumas definições atribuídas com naturalidade a Rafael. Colega de turma e orador na cerimônia de posse, o promotor Luciano Gallicchio (foto ao lado), da Comarca de Triunfo, foi definitivo: "Não vais encontrar na nossa turma ninguém que não gostasse dele. O jeito humilde e interessado do Rafael sobre os pedidos de ajuda ou opiniões são características dele que cativam a gente", disse Gallicchio.

rafael3300.jpgRafael também se enturmou rapidamente com os membros mais antigos do Ministério Público. Transitava em todas as faixas e conquistou a admiração de todos que o conheceram. "Era um iluminado", disse o tesoureiro da AMP/RS, André Carvalho Leite, ao lembrar da reluzente participação do colega no X Torneio Nacional de Futebol Society (foto ao lado), realizado há cerca de um ano, em Belo Horizonte. Ao vencer os paulistas por 2 a 1, a AMP/RS sagrou-se campeã na categoria Força Livre. Rafael marcou o primeiro gol.

O promotor já estava engajado na campanha deste ano, quando a competição ocorrerá em Caldas Novas (GO). Na última sexta-feira (5), ele esteve reunido com o grupo de atletas da Associação em treino preparatório para o torneio. "O Rafael, em sua passagem pelo Ministério Público gaúcho, fez centenas de colegas e muitos amigos. Temos, todos, ótimas recordações. E todas as homenagens serão insuficientes para fazer jus ao que ele nos deixou", finalizou o presidente da AMP/RS, Victor Hugo Azevedo.

Rafael Schneider de Azevedo faleceu nesta segunda-feira, aos 33 anos, na rodovia BR-287, em Jaguari. O acidente aconteceu quando ele viajava em seu automóvel para participar de um encontro promovido pela Procuradoria-Geral de Justiça no município de Santa Maria.



 ( EXTRAÍDO DO SITE DA amprgs)