segunda-feira, 29 de outubro de 2012

SERÁ INDOLÊNCIA, O QUE OCORRE COM ALGUMAS COMUNIDADES?

Artesãs de Balneário Pinhal preparam-se para oportunidades a serem geradas pela Copa das Confederações e Copa 2014

Balneário Pinhal Sem comentários »


O grupo de artesãs Abelhas Arteiras, de Balneário Pinhal, está iniciando os preparativos para participar do Projeto ExpoArt 2012, do Sebrae. O projeto visa o Fomento do Artesanato Gaúcho com Foco em Mega Eventos Esportivos e tem como objetivo a melhoria dos artesanato gaúcho como um todo, sendo este uma produção associada ao turismo que valoriza e divulga as suas principais regiões turísticas do estado.
Segundo Wilson Augusto Mello da Fonseca, consultor do Sebrae em Balneário Pinhal, o projeto tem seu foco no desenvolvimento e comercialização de produtos artesanais de alto valor agregado, buscando a elevação do patamar de qualidade estética, cultural e mercadológica desses produtos. “O período de atuação e execução do projeto é até 2015, e tem como foco estratégico Copa das Confederações e Copa 2014”.
------
A matéria acima foi publicada pelo blog do Jorge Loeffler ( pronucia-se Lêffler), e me deixou pensativo.
----------------------
Entre a Vila Manoel de Freitas, em Unistalda, até São Pedro, não encontro  na 287  nenhuma tenda de artesanato ou de produtos coloniais. Minto: em Jaguari, terra de gringos, tem .Já na 290, depois de São Sepé, na Vila Progresso, é um show de pelegos, palas, cobertores, mel, bolachas..
Qual é o problema se a região de Santiago tem uma enorme ovinocultura?  Para onde vai nossa lã em estado bruto?
Não consigo entender como em Paraíso do Sul é uma tendinha ao lado da outra, com cucas, moranguinhos, frutas cristalizadas, pães e em outros lugares... nada.
Não venham culpar o poder público.
É questão de cultura? ou sobra dinheiro?