sexta-feira, 8 de julho de 2011

POR QUE NÃO REAGIMOS ? VIVIAN DIAS MATA A PAU.

Por que os brasileiros não reagem a corrupção no país?

A pergunta pode levar a muitos caminhos na busca de uma resposta.
O Brasil já suportou a ditadura e a censura. E sempre houve quem lutasse e defendesse seus ideais na época.
Por que agora o povo não tem reação? Volto a dizer que é uma mistura de fatos.
Já ouvi muito dizerem que quem se manifesta contra o sistema não passa de arruaceiros. No fundo o pais criou e mantem ( até pela mídia ) um rebanho é de ovelhas.

Nossos valores também estão  distorcidos. O povo é fã de Big Brother, de funk ( que na maioria das vezes é uma afronta ao respeito com as mulheres). Vivemos a época em que os pais protegem filhos delinqüentes. Vi uma matéria sobre   skinheads, que mostrava um rapaz que havia atacado violentamente outro jovem. O que a mãe disse? “Não foi nada, foi briguinha de escola”.  O que esperar de uma mãe que apóia o filho a agredir pessoas só pela sua cor, condição social ou opção sexual?

E ainda tem o outro lado. O exemplo acima foi de pessoas da classe média a alta. Falaremos da classe pobre no país. Embora ajam seguimentos que lutam pelos direitos dos menos favorecidos, os quais sem sombra de dúvida eu apoio, às vezes vejo casos decepcionantes. Criou-se um grupo de classe mais baixa incapaz de reagir. É lógico que suas condições são difíceis. Mas quantas vezes vi nesses casos, pessoas venderem seu voto por algum remédio? Alimento? Qualquer benesse servia.  E depois votavam no candidato que lá esteve lhe comprando o voto e que lá só voltaria em 4 anos. Realmente acham que esse candidato não será corrupto? O que começou errado, inevitavelmente terminará errado. Eu entendo o desespero em alguns casos. Sei o quanto é terrível não ter um remédio que se precisa urgentemente. Mas, convenhamos... Na hora do voto você está sozinho. Escolha outro candidato. Tem que ser sair algum  trigo do meio do joio.

O país tupiniquim precisa acordar.  O voto é que coloca esses políticos no poder. O povo os elege. E o mesmo povo pode tirar-lhe o poder. O problema quase se resume a sua última frase na postagem.  Existe a visão de que o trouxa é quem não pegou o seu quinhão. O país do jeitinho está mais preocupado com o final da novela do que com a realidade. Ficar sonhando com aquela fantasia televisiva lhe fritou o cérebro.