sábado, 23 de julho de 2011

CRESCIMENTO DESORDENADO E CAÓTICO - ACHO QUE É ISSO QUE VI EM SANTA MARIA


 
Hoje de manhã passei por Santa Maria. Ao contrário de enveredar por São Sepé, buscando a BR 290, tive que pegar  a estrada que vai para Santa Cruz, eis que dona Ludmila, minha deusa germânica me esperava com cucas mil.
Quem vem de S. Pedro, a partir já da Ulbra, vislumbra um cenário que me lembra países pobres da África. Quebra molas e redutores de velocidade,  carcaças de carros dois dois lados, cães, cavalos magros e tristes e o trânsito, mesmo sendo cedito, se arrastando. E, pelos lados, construções e mais construções precárias.
Sigo o triste cortejo atrás de um caminhão velho, caindo aos pedaços e tomo o rumo de Camobi. Mesma coisa: movimentação de terra, construções de gosto duvidoso.  Meia hora para ir da Ulbra até o fim do Camobi.
Então isso é o tal progresso? Gente se amontoando nas paradas? Vale a pena só para gargantear que ultrapassou tantos mil habitantes?
Lamentavelmente esse é o futuro de todas as cidades: querem ser grandes, muuuuita população, muuuitos eleitores, muuuuita força política. ( e muito esgoto a céu descoberto, e muito assalto).
Não, não sou contra o progresso. Mas me pergunto: será que só " crescimento" é progresso?
Hein?