domingo, 17 de julho de 2011

FILIAÇÃO PARTIDÁRIA : MINHA DECISÃO ESTÁ TOMADA

Tenho Porto Alegre como o centro de minhas atividades e é aqui que  tenho minha residência mais constante. Nossa família tem negócios na região de Santiago, mais precisamente em Unistalda.Minha mulher Maristela tem uma apazível residência no centro da cidade de Santiago. Nosso filho até estudou lá dois anos, o que foi excelente experiência.
Também exercí, por um tempo, o honroso cargo de Presidente do Sindicato Rural de Santiago. Nos negócios vamos indo muito bem, sendo que a Pecuária Gessinger acumula vários títulos, tanto na Expointer como em Feiras locais, seja em ovinos como bovinos.
Relaciono-me muito bem com vários setores da Comunidade.
Pois bem.
Há alguns anos recebí a visita do empresário Alceu Nicola e de vários companheiros seus, convidando-me para ingressar em sua grei partidária. Na ocasião, respondi firme mas polidamente que não era meu desejo ingressar na política, conquanto a visita e seu propósito me desvanecessem.
Houve, a seguir, alguns movimentos de parte de setores representativos da sociedade, a maior parte sem vinculação partidária, sugerindo meu nome para concorrer a Prefeito.
Agora, segundo notícias que recebo, o jovem advogado Rodrigo Vontobel, em sua coluna no jornal Expresso Ilustrado, retoma a idéia.
É curial que, para qualquer pessoa, ter seu nome lembrado para ocupar um cargo dessa magnitude, isso deve ser considerado como uma honra, um laurel, um galardão.
Incumbe-me, no entanto, ser responsável e dar minha posição, para evitar dispersão de forças.
Aproxima-se o marco fatal para a filiação partidária, sem o que não é possível concorrer. 
Para que os que querem mudar para melhor as coisas em Santiago, só uma frente partidária, coesa, séria, responsável, tornaria viável enfrentar as estruturas que lá se perpetuam.  É que o povo é sábio: a saúde de que vai mudar se a oposição não vem com propostas MUITO, MAS MUITO  MELHORES?
Daí, portanto, que seria necessário que todos os partidos de espectro programático mais avançado, se sentassem e formassem uma frente com sólidas e viáveis propostas. E com nomes de credibilidade.
O cenário político em Santiago é muito complexo. Mais, por exemplo, do que em São Leopoldo ou Novo Hamburgo, locais em que o eleitor é massivamente urbano  e não é fixado, "a priori", em partidos, mas analisa bem quem são os nomes e quais as propostas.
A mim falta a indispensável inserção e imersão na sociedade santiaguense, para exercer um papel político com o  protagonismo necessário.
Faltando-me isso, de nada me adianta a filiação partidária, pois esta tolheria meus movimentos na advocacia (patrocino interesses de políticos dos mais variados partidos) e também na Comunicação, pela qual sou apaixonado.
Às pessoas que opuseram embargos ao meu nome, sempre de maneira cordial e respeitosa, também agradeço, pois  na minha vida de juiz sempre fui acostumado ao contraponto e à crítica.
Finalmente, apesar de ser forte e são de lombo,  já não  cozinho na primeira fervura e certas tarefas tem de ser deixadas aos mais jovens. 
E em Santiago existem muitos nomes excelentes.