quarta-feira, 25 de setembro de 2013

A ADVOCACIA É UMA VERDADEIRA MARATONA

Se foi a época poética quando juízes e advogados confraternizavam entre uma audiência e outra, quando o juiz tinha tempo  para estudar ou até escrever monografias.
Hoje o advogado tem que acordar cedo, viajar e esperar.
Ontem eu tinha que estar num dos Tribunais de P. Alegre e calculava que meu processo fosse julgado  lá pelas 14 horas.  Chovia a cântaros e tive que fazer um trecho a pé. Me molhei bastante, apesar do guarda-chuva.  A pauta estava muito cheia e meu processo foi julgado lá pelas 17,30. Os julgadores aceleravam o quanto podiam, mas é muita pilha.
Hoje tenho uma audiência em Santa Maria, às 15,20.  Saio sozinho e Deus, com meu carro e meus pensamentos.. Sei que , dado o fato de eu ser ansioso,  estarei uma hora antes no átrio do foro.
É provável que de lá só saia pelas 18 horas.
Esse é o outro lado, que poucos conhecem, da vida do advogado.
E como sempre brinco com os mais jovens: conseguiu uma vitória? O cliente acha que foi bem fácil.  Não teve sucesso na demanda? o cliente por vezes  rumina mil conspirações.