segunda-feira, 21 de maio de 2012

SOBRE A SANTA CRUZ QUE O TUSI NÃO VIU

O meu querido jovem Tusi, dileto filho de um caro amigo meu, enganou-se nalgumas coisas.
A começar que Santa Cruz de há muito não é  a terra do fumo.  Santa Cruz migrou - e muito - para um parque industrial diversificado muito forte, com ênfase na qualidade e competitividade. Além disso, tem um mix de jornais, rádios  e TVs de primeiro mundo.
Estou fora de Santa Cruz desde os 17 anos, só vou todas as semanas visitar minha mãe. 
As gurias bonitas que o Tusi viu são resultado de pouca exposição ao sol, boa dieta. muita malhação, além de uma espetacular miscigenação de várias etnias  .
O maior crime que cometeram contra S. Cruz foi matarem o idioma alemão que era falado correntemente em todos os lugares. Foi aquela corja do Estado Novo. Ora, ora.  Só faltava alguém um dia proibir a fala do francês na Suíça, ou o espanhol em Miami.
Tem muito subterrâneo histórico em Santa Cruz a ser trazido a lume.
Não, não acho que Santa Cruz, nem São Leopoldo, nem Blumenau, voltarão a ser bilíngues.
Mas há que se reconhecer o valor de nossos pioneiros que fizeram dessas cidades o portento que são hoje, sem embargo da colonização " global" que uniformizou o  Brasil..