segunda-feira, 24 de agosto de 2015

SOBRE MEU NETINHO E UNISTALDA - BELAS CONSIDERAÇÕES DO DES. NÉRIO LETTI. UMA AULA DE HISTÓRIA.




 

Já mandei felicitações pelo nascimento do Lucas, futuro dono de fato, da fazenda de Unistalda, pois amará a terra e os animais como o avô, Ruy. Não conheço o marido da Dra Juiza, minha colega, Milene, a mãe do Lucas. Espero que goste de Unistalda como o sogro adora aquelas terras. Lembro de fotos do interior da fazenda, que o Ruy acha que sejam taperas de alguns moradores teatinos de antigamente. Eu penso em outra opinião.Nos campos do planalto, ondulados, fantásticas terras, na media que se aproximam, de onde ficaram os Sete Povo Missioneiros, e hoje nos serve de epicentro, a ruina de São Miguel - plantada no meio do campo - da Utopia jesuítica, junto com os indios guaranís e que foram dizimados, por bandoleiros paulistas, ditos bandeirantes, portugueses, brasileiros, gaudérios de toda a espécie e ainda por cima ajudados por argentinos e uruguaios. Em resumo, todos, na época se uniram para acabar com as Missões e praticar o maior genocidio da América Latina. Foi um pavor. A indiada se mandou para não morrer. E durou muito tempo. Vejam que o Indio Sepé Tiarajú, foi morto, onde hoje fica São Gabriel. O que prova a diáspora dos indios para escapar da morte. O gado, as mulas, e os demais animais, os jesuitas orientaram os indios a ultrapassarem  o  "espesso mato castelhano"  -  e depois o " fechado mato português"!  ambos chegando até às margens do Rio Uruguai. E entre os dois matos, até hoje tem uma localidade chamada de Campo do Meio. Justamente, assim se chamava, pois, ficava "no meio" dos dois matos fantásticos. Até hoje se chama de Campo do Meio.

 

As "taperas" perdidas no campo do Ruy, bem que podem ser ruínas jesuíticas. Os padres jesuitas e os indios gauranís, percorrem grande parte do RGS, navegando pelo Rio Ijui, Jacui, e outros navegáveis e a cavalo. Há certeza que estiveram em Soledade. Vacaria de Los Pinhales, foi onde soltaram a gadaria, fugindo ao genocídio, na grande fazenda natural, onde os animais se criaram soltos, chimarrão e alçados, com as divisas naturais, a oeste o Mato Português; a Leste, os Aparados da Serra; ao Norte o Rio Pelotas ( Rio Uruguaia) e ao Sul o Rio das Antas.

 

Unistalda será o local onde o Lucas vai se criar como guri solto correndo na grama fofa daqueles campos.

 

Olhando o mapa parcial da região de Unistalda, do nosso RGS, dá para ver, que Unistalda não fica longe da grande Igreja, hoje a Ruina famosa de São Miguel das Missões. Lógico, que os padres e os indios guaranís andaram por esta região.