quarta-feira, 26 de agosto de 2015

POR ONDE ANDARÃO AQUELAS DUAS GRINGUINHAS DO INTERIOR DE CAXIAS ?

 

Corria o ano de l965. Recém eu concluíra o primeiro ano de Direito na UFRGS, era dezembro e eu estava sem um vintém. O curso supletivo onde eu dava aulas não pagava nada durante as férias.
Foi quando meu  inseparável amigo Sulzbacher me avisou:
- tem vagas de auxiliar de pesquisador do IEPE . É um  americano que estuda as colônias italianas da Serra.
Pagavam bem e lá me fui numa Rural Willys com Mr. Erwin e mais três colegas, entre os quais o Sulzbacher. Mr. Erwin deixava cada um de nós  numa entrada de propriedade rural com um questionário e depois  nos recolhia. Numa noitinha ele decidiu nos distribuir  mais uma vez.
Coube-me uma propriedade  cuja casa ficava láááá em baixo, descendo uma montanha. Desci e a cachorrada me acuando. Apareceu um homem jovem, chapéu de palha e perguntou o que eu queria.
Expliquei-lhe e ele me convidou para passar para dentro.  Sala e cozinha eram conjugadas, não havia instalação elétrica. Sobre a grande mesa um enorme pão feito  em casa e um baita queijo. Perto do fogão a lenha vários embutidos pendurados.
Duas meninas fortes, altas, de uns 15 anos ,vestidas de camiseta, sem soutien, e calção desses de futebol, cabelos pretos, olhos azuis bem claros e pele queimada me olhavam quais duas corças.
Depois de responder ao questionário, que não quis assinar, o gringo, de seus 40 anos, me ofereceu um vinho de sua própria produção, com pão, queijo e salame. A esposa, ainda jovem, só observando.
Fomos conversando, ele perguntou pela minha família. Vibrou muito quando eu disse que um dos meus lados era de colonos. Ví um acordeão sobre um banco e falei que tocava violino. Para mostrar meu conhecimento de italiano cantei para eles " canzone per te". O gringo pegou a gaita e tocou várias canções italianas, algumas delas eu acompanhei, como " La Montanara" e " Santa Lucia".
A mãe das gurias disse que tinha gostado muito de mim e se eu quisesse voltar poderia. Ao que o gringo retrucou: e até tu pode escolher uma dessas gurias, são gêmeas. E dava risada, "tem que escolher uma só".
E as gurias espetavam o dedinho indicador no ar:
- escolhe eu!
- não, escolhe eu! dizia a outra.
Enquanto isso Mr. Erwin já tinha recolhido meus outros colegas e buzinava insistentemente, lá  na entrada da propriedae, que distava uns mil metros. Claro que não ouvi.
E dê-lhe vinho!
Mr. Erwin mandou o Sulzbacher me buscar.
Quando a cachorrada o anunciou o gringo gritou:
- chegou o outro  noivo de uma das filhas!
O gringo insistiu e meu amigo também começou a beber vinho.
A noite ia avançando, veio o outro colega, até que Mr. Erwin também chegou enfurecido e nos levou por diante de volta para a maldita rural willys.
As gurias nos fizeram prometer que em seguida a gente voltaria.
A esposa do gringo estava com os olhos úmidos.
as duas meninas de mãozinhas ficaram acenando, tendo ao fundo um lampeão.
Se voltei lá?
Não deu tempo....
De novo.