quinta-feira, 21 de março de 2013

DES. ELISEU TORRES SE PRONUNCIA


Meu caríssimo amigo e colega. Estou convencido de que algo está acontecendo com nosso Presidente do Supremo, o Min JOAQUIM  BARBOSA. Após um exemplar desempenho no julgamento do mensalão, em que foi impecável Relator, algo ocorreu e , entrincheirado na casamata da Presidência, o Ministro montou sua metralhadora e a está mirando indiscriminadamente contra Juízes, Advogados e quem quer que lhe passe por diante. Nós somos, Ruy, triplamente confrades e congêneres. Advogados, Magistrados, encantados pela agricultura e pecuária e cidadãos convictos de que o Brasil precisa mudar para chegar ao destino de uma grande nação, que lhe está reservado. Como advogado, fui Presidente da Subsecção local, por três períodos, depois Conselheiro estadual, por cinco períodos, Vice-Presidente da OAB ESTADUAL. Depois, assumi  cátedra de Desembargador, aliando capacidade de trabalho com muito humanismo e piedade pelos que buscam Justiça. Nunca me furtei – como advogado e como Magistrado – ao convívio com os demais operadores do Direito. Promotores,Juízes, Procuradores e Desembargadores aí estão para testemunhar a independência e altivez que não afastava a imparcialidade e a norma ética. E, quando magistrado, jamais algum advogado acercou-se a mim, buscando algum tipo de favorecimento ou facilitação para seus clientes.  Assim, a generalização feita pelo Presidente Barbosa, numa entrevista divulgada pelos jornais, se me afigura insultuosa. Há juízes corruptos ou facilitadores ? Talvez os haja, mas é incumbência do Presidente do Supremo, que também o é do Conselhão, apontar nominalmente quem são eles. Não pode – e isso é da melhor lógica – agir como se todos fossem do mesmo balaio.  Por isso me alio a teu corajoso pronunciamento. Um abraço do Eliseu  Gomes  Torres