sábado, 9 de março de 2013

AINDA DIA DISSO, DIA DAQUILO. COMENTÁRIOS DE TRÊS PESSOAS SÁBIAS


Comecemos pela mestra LISSI BENDER
 
Ganz meine Ansicht, lieber Herr Rogowski und lieber Herr Gessinger. Dia disso, dia daquilo pode ter, em sua origem, um sentido nobre, mas  serve principalmente para atrelarem nossa conduta ao sistema mercadológico.  É preciso muito discernimento para que o mercado de consumo e o sistema social não nos transformem em seus servos, para que não nos deixemos conduzir feito manada. Sintomas de que nos transformamos em bons servos são, entre outros: sentimento de culpa quando se esquece de presentear alguém nesses “dia de ...”, ou se não se recebe atenção, leia-se o “presente” pelo “dia de ...”. Por isso, quero distância desses mecanismos de cooptação, mas quero poder ser sempre grata a Deus pela vida. 
Gute Nacht.
------------------------------------------------------------------------
ROGOWSKI E MEINCKE
Recebi do bondoso e doce amigo/irmão Silvio Meincke e repasso, reflexão sobre o Dia Internacional da Mulher.

Concordo com o Ruy e com o Padilla, nada contra as mulheres, ao contrário, não existe ninguém que goste mais delas do que eu, mas também acho uma tremenda bobagem essa coisa de dia disso e dia daquele outro, no fundo há muito interesse comercial nisso. Penso que se deveria acabar com tudo isso, deixar apenas o dia das Mães e instituir o Dia de Ação de Graças, um feriado celebrado nos Estados Unidos e no Canadá, observado como um dia de gratidão a Deus pelos bons acontecimentos ocorridos durante o ano. Neste dia, as pessoas rendem graças ao Senhor com festas e orações. Penso que esse ato de ser grato a Deus, o doador da vida e todas as coisas, tem favorecido bastante esses dois países.

Abraço

Rogowski
-- 

João-Francisco Rogowski


 

, Silvio Meincke <

 

 

Prezado João-Francisco.

Breve reflexão sobre o Dia Internacional da Mulher.

 Gênesis 1.27:

Deus criou os seres humanos à sua imagem e semelhança.

 QUEM TEM JÁ NÃO PRECISA CORRER ATRÁS: A tradição milenar judaico cristã atribui a todas as pessoas a dignidade de serem criadas à imagem e semelhança de Deus. Portanto, não precisamos correr atrás, como se tivéssemos de conquistar a dignidade com o nosso saber, a nossa força, a nossa beleza, os nossos feitos. Ela não pode ser conquistada com a virtude da Tereza e nem pode ser perdida com o comportamento duvidoso da Isabela; não pode ser conquistada com o sucesso do Ricardo ou com as medalhas da Joana. Nem pode ser perdida com a bancarrota do Henrique ou com a prisão do Júlio. Nem a piedade da Dora irá conquistá-la e nem a indiferença da Rosinha irá perdê-la. Nem a riqueza do Egonho, em seu palácio, irá garanti-la e nem a miséria do José, em seu barraco, irá perdê-la. Quando a dignidade ficar encoberta com a poeira e a lama de equívocos cometidos ou de equívocos sofridos, cabe-nos lembrar que ela existe, empenhar-nos para trazê-la à tona e contribuir para que volte a luzir. Somos totalmente diferentes uns dos outros, mas somos exatamente iguais em dignidade.

Fraterno abraço.

Silvio Meincke.