quarta-feira, 11 de março de 2015

NO BRASIL O SISTEMA CLÁSSICO DO DIREITO SE ESBOROOU, NÃO É MAIS FUNCIONAL, ACABOU.

Não falo para os cultos e os esgrimistas das palavras. "Parole, parole, parole...".
Quero falar contigo, que estás aturdido como eu, mas não tens formação jurídica. Nem precisas mais, basta que saibas que Direito é a arte do justo, do honesto e do bom senso. Mas isso eeera.
Seguinte: minha vida foi toda dedicada ao Direito, ao amor às mulheres, e, ultimamente, também ao agronegócio.
Lecionei Direito na escola da Magistratura, em várias Faculdades e estagiei na Alemanha.
Ok,ok,ok,ok.
Houve progressos na Ciência do Direito , não discuto. Mas tudo acabou.
Um dia me contaram um evento, que deve ser piada.
Num país, chamado Deuslândia, os militares deram um golpe e mandaram prender o sr. John of Silva. Seu advogado entrou com uma habeas. O Ministro estava dando o voto em favor do " paciente", quando um tanque se aproxima do Excelso Tribunal. O Ministro  engole em seco e diz:
- no entanto, fatos são fatos e, por isso, denego a ordem.
---
Em nosso país se demanda excessivamente. Logo, não há como atender  com celeridade. No caso de alguém " perder" ele resiste, faz barricadas, e tudo vai pro brejo e a sentença só serve para limpar.... as mãos;
A Polícia Ostensiva está nitidamente com medo, pois se reage e fere um contraventor, recaem sobre o soldadinho as agruras da lei clássica. E as corporações humanistas e clássicas bradam: nada de violência. Ok, certo, certíssimo.
 Mas como eu, como Coronel, posso emitir uma ordem ao soldadinho que ganha 1.500 por mês, que vá lá e desobstrua uma via, cumprindo ordem judicial?
Certo ou errado, os " movimentos" hoje comandam o país. E os políticos, em sua maioria, como faziam com o falecido Breno Caldas, fazem salamaleques aos seus líderes revolucionários. Poder é poder.
Eu moro na Duque, encostado ao Palácio Piratini. Desci e vi o seguinte: os ônibus com os do " Movimento" paravam onde queriam, trancavam o trânsito e os brigadianos só olhavam. Fazer o que?
Dirigi-me ao motorista do ônibus e lhe disse:
- o senhor não pode manobrar seu ônibus bem contra a calçada para deixar os automóveis pequenos passar?
resposta :
- fica na tua!
..........
Enfim, não dou razão e nem tiro a razão dos " movimentos".
Mas o Direito clássico, milenar, que custou sangue, mortes, torturas, estupros,para se chegar a normas como - " o teu direito termina quando começa o do outro", " é vedado o uso da própria força salvo em legítima defesa, estado de necessidade, exercício regular de um direito e bla bla bla" ... isso terminou.
Como disse e digo: o modelo clássico da ordem jurídica está vencido.
Invadem prédios públicos. Pergunto: e se eu formar uma turma de fortes lutadores de full contact, posso ir lá e, em nome do Estado omisso, liberar a repartição para o povo?
Tô só perguntando.