sexta-feira, 7 de março de 2014

O QUE É A CLASSE, A FINESSE, A ERUDIÇÃO. LEIA SÓ SE AO MENOS JÁ OUVIU POUR ELISE OU QUALQUER COISA DE VIVALDI. SE NÃO, POR FAVOR, NÃO ACESSE. CONTINUE A VER O BBB



Meu amigo des. Foerster me reenviou esse mail do sr. Walter Schlupp. Vejam que beleza!
 
---------
 
Olhaí, amigos, o que recentemente nos enviou uma amiga :

 


 

O idioma é alemão, de conteúdo religioso. Mas o que me surpreende é o estilo musical.

 

Pelo jeito, tem alemães que atualmente curtem mesmo é o gospel dos americanos. Nada contra, inclusive sou grande fâ do gênero americano barbershop.

 

Mas a maioria dos alemães vive como se não tivessem existido Buxtehude, Schütz, Bach & filhos, Beethoven, Brahms, Schubert, Mahler, Johann Strauss pai e filho, Richard Strauss, Wagner, Mahler etc -- ah sim, esqueci Haydn e Mozart, porque considero superficial muita coisa que fizeram.

 

Isso para não falar dos outros compositores não necessariamente alemães nem europeus.

 

(Sou fã dos franceses Cesar Franck e Poulenc. Isso para não falar de Chico Buarque (letrista de origem, músico por complemento!), Noel Rosa, Jacob [do Bandolim] Bittencourt e, atualmente residente em Novo Hamburgo, Jorge  Fraga.)

 

Voltando aos que preferem imitar o gospel americano: Alguém já se deu ao trabalho de escutar Wagner "Ring der Nibelungen" ? Os respectivos ingressos para as apresentações anuais desse ciclo de óperas em Bayreuth precisam ser adquiridos com anos de antecedência. Que será que essa obra tem de tão impressionante?

 

E que surpresa ao ler o (prêmio Nobel de literatura) irlandês G.B.Shaw "O wagneriano perfeito", que interpreta os enredos das óperas de Wagner em sentido estritamente socialista!  

 



 

 

-- Depois que meu aluno David Garcia recentemente pediu para passarmos a Chacona de Bach para violino solo https://www.youtube.com/watch?v=tPWQjjOxjMs&list=RDSrZPIbIbYag, tenho-me dedicado novamente às suas Sonatas e Partitas, que alguns consideram "a Bíblia dos violinistas".

 

Confesso que são tão ou mais difíceis que a Bíblia dos cristãos. Os nós nos dedos são tão embolados quanto as acrobacias mentais do apóstolo Paulo.

 

300 anos atrás, Bach, esse pai de 20 filhos (isso mesmo: 20) se deu ao luxo (ou à graça divina) de compor (para quem? quem pagou?)  59 páginas para um troço de pau-corda-e-crina as quais só agora começo a entender melhor: as  Sonatas e Partitas para violino solo. Antes, meus professores e eu só escolhíamos as peças fáceis e musicalmente mais acessíveis. Outras lembram o Apocalipse bíblico. Exemplo, a 1a página:

 

 

 

 

File:BWV1001.jpg

 

 

Ouça aqui e leia junto esse hieróglifo do próprio punho de Bach.

 

É como na Bíblia (em alguns casos): o que está escrito parece muito mais complicado do que a linda intenção que lhe deu origem  .

 

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Gospel, tão curtido por alemães de hoje, pode ser um dos primeiros passos. Porém em termos de música não dá para ficar parado aí. Existe coisa mais rica debaixo do céu. E as vistas durante a caminhada lá pra cima são muito lindas.

 

Abraço

Walter Schlupp