sábado, 22 de março de 2014

AINDA SOBRE OS BICHOS - DO PARANÁ VEM MAIL DE IVAN SAUL


Amigo Ruy, sobre a 'vida de bicho'.

 

No exato momento em que lia o subject da tua postagem, olhei para o lado e observei a imagem que segue. Este é o monitor do interior da cabanha das meninas, parte da 'nave central', onde são alojadas nossas matrizes ovinas. Sei, já é tarde [quase 9] mas nos dias chuvosos a preguiça é incentivada por aqui. Somos poucos e tratamos de priorizar o conforto.
Na Po'A Porã, vacas são habitantes voluntários da floresta, exacerbando o conceito de free-stall, e só aparecem na hora da ordenha, pra comer, é claro. Os cavalos, invadem o jardim ao entardecer e esperam ser recolhidos, durante a noite, entram e saem de seus respectivos alojamentos ad libitum. A cachorrada mal educada, abusa mais e transita pela casa, entra na sala e sai pela cozinha, como quem cruza campo, correndo e retoçando [são 5 Australian Cattle Dogs], espero o dia em que passe um capincho, ou algo maior e mais perigoso, correndo na frente.

 

Da vida dos animais selvagens, já fizeste descrição precisa, vivem felizes, presas e predadores. Basta conter os bípedes estúpidos com suas armas, arapucas e cães, que insistem em pedir ou - pior - roubar caçadas [y otras cositas más].

 

O que eu vejo necessidade de comentar, complementando tua postagem, é:

 

(1) antes que algum vegano radical e agressivo nos acuse, aos pecuaristas, de hipocrisia ou algo pior, declaro que os animais pecuários vivem bem e em plenitude até a hora de enfrentar seu destino que, aliás, não é diverso do destino de qualquer ser vivo.

 

(2) diferentemente dos cavalos dos papeleiros, por exemplo, cuja maioria está submetida à condições indignas [pra dizer o mínimo]. Diferentemente, dizia, aqueles senhores ora desalojados do Presídio Central, tiveram escolha, cavalo não escolhe ser carroceiro e viver atado no meio do lixo. Os que tiveram escolha e optaram pela vida do crime, não o fizeram pensando em habitar o Sheraton ou o Plaza, embora soubessem que, eventualmente, se tornariam habitués da SUSEPE [que deve ter mudado de nome, ganhando status de Secretaria].

 

Um abraço e bom sábado ... Ivan