domingo, 1 de dezembro de 2013

O ADVENTO NA ALEMANHA e o aprendizado da música - LINDO MAIL DE LISSI BENDER



Hoje inicia o tempo de advento, de preparativos  para o natal. Advento inicia sempre no primeiro domingo depois do dia 26 de novembro. Aqui em Tübingen, na vila Hagelloch fomos acordados ao som do Posaunenchor da comunidade. Um grupo de pessoas caminhando pelas ruas, tocando músicas de advento. Minha querida amiga Sabine Heinle e eu preparamos uma linda coroa de advento com ramos de cipreste. Nela colocamos quatro velas e a colocamos na mesa do café matinal.  Acendemos a primeira vela,  sua luz anunciadora e o aroma dos primeiros Weihnachtslebkuchen nos fizeram suave companhia. Acima da mesa, preso no lustre, está o Adventkalender: 24 fotos (das últimas férias da família) enroladas e delicadamente amarradas com fitas de cetim.  A casa de Sabine também está repleta de araucárias, cultivadas em vasos (paixão de minha amiga bióloga). Amanhã passarei a morar na casa de professores hóspedes da universidade, mas em um dos próximos finais de semana queremos ainda fazer cuca natalina – Weihnachtsstollen. Esta é a forma como eu vivencio natal em família aqui.

A propósito de tuas palavras com as quais tu defendes o aprendizado da música. Crianças são extremamente receptivas e tem uma enorme capacidade para o aprendizado de diferentes idiomas e de instrumentos musicais. Estes aprendizados exercitam também a memória e a capacidade de concentração, condições importantes para o estudo e aprendizagem escolar e para o exercício profissional, principalmente se o trabalho requer concentração. Aliás, aprender, exercitar línguas e instrumentos musicais promove ampliação da capacidade de aprendizagem e da memória em geral, independente da idade do indivíduo.

Li outro dia que mãos que costumam tocar instrumentos, dificilmente serão acometidos de males advindos do avanço da idade: os movimentos promovem a circulação sanguínea.